Mudanças na arbitragem: confira as novidades para o Brasileirão 2023 | A TARDE
Atarde > Esportes

Mudanças na arbitragem: confira as novidades para o Brasileirão 2023

Novas recomendações seguem exemplos aplicados pela Fifa na Copa do Mundo

Publicado quarta-feira, 05 de abril de 2023 às 20:01 h | Atualizado em 05/04/2023, 20:19 | Autor: Da Redação
Os principais árbitros do futebol brasileiro estão reunidos no Rio de Janeiro em pré-temporada
Os principais árbitros do futebol brasileiro estão reunidos no Rio de Janeiro em pré-temporada -

O presidente da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Seneme, anunciou nesta quarta-feira, 5, que o Campeonato Brasileiro deste ano terá novidades. A partir de 2023, os árbitros irão se comunicar em áudio e vídeo para todo o estádio após as revisões do VAR.

Outra mudança que será aplicada no Campeonato Brasileiro é a redução do número de atletas no aquecimento. Apenas seis jogadores poderão participar das atividades por vez. Os árbitros também foram recomendados a aplicar cartão amarelo durante reclamação de jogadores no momento de checagem do VAR. 

"A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar - se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão dele. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV. Mostra transparência e respeito muito grandes. Estamos preparando os árbitros de elite para não cometerem nenhum equívoco também na hora de se expressar, disse Seneme. 

Para 2023, novas recomendações para a utilização do VAR também foram recomendadas. Agora, quando a linha do atacante ficar sobreposta à linha do defensor, o lance será validado. 

Os principais árbitros do futebol brasileiro estão reunidos no Rio de Janeiro em pré-temporada.

"Quando as linhas estiverem lado a lado, mesmo que encostadas, continuam valendo a cor. Mas quando sobrepuser uma à outra ela fica numa cor única, azul, e beneficia o ataque. Isso vem de encontro a uma solicitação dos clubes no ano passado. Aquela precisão do momento em que o jogador bate na bola para fazer o lançamento é praticamente impossível de captar", explicou o presidente. 

Segue até sexta-feira, 7, a pré-temporada para os primeiros 84 árbitros. Em seguida, um novo grupo vai começar os trabalhos de preparação. 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS