Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Oscar Schmidt entra oficialmente para Hall da Fama da FIBA

AFP

Por AFP

12/09/2010 - 13:32 h | Atualizada em 12/09/2010 - 15:00

A ex-estrela da seleção brasileira de basquete Oscar Schmidt ingressou oficialmente neste domingo no Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA), durante uma cerimônia em Istambul, onde acontece o Mundial.

"Estou orgulhoso e me sinto recompensado, acho que este é o maior prêmio que um jogador pode receber", disse Oscar à AFP, emocionado com a solenidade que marcou a entrada de seu nome na elite lendária do basquete mundial.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A lista de homenageados deste ano foi divulgada pouco antes do Mundial, disputado na Turquia. Neste domingo, a poucos dias do fim do torneio, foi realizada a cerimônia, na qual os feitos e conquistas de Oscar no esporte foram relembrados e aplaudidos.

Além de Schmidt, outros jogadores míticos como o sérvio Vlade Divac, o italiano Dino Meneghin e o lituano Arvydas Sabonis foram homenageados.

Oscar Schmidt foi o maior cestinha da história, superando ao longo de sua extensa carreira o recorde da lenda do basquete Kareem Abdul-Jabbar.

Para o basquete brasileiro, Oscar é o segundo a entrar para o Hall da Fama. O primeiro foi Amaury Passos, estrela da época de ouro dos títulos mundiais conquistados no Chile, em 1959, e no Brasil, em 1963.

O ala brasileiro começou jogando em clubes como o Palmeiras e o Sírio Libanês, passando em seguida à Europa, com os italianos Caserta e Pavia, e o espanhol Valladolid.

Em seus últimos anos nas quadras, passou ainda por Corinthians e Flamengo, por onde se aposentou. Chegou a ser escolhido no 'draft' da NBA, a liga americana, pelos New Jersey Nets, mas nunca chegou a jogar.

Até sua aposentadoria, aos 43 anos, Oscar colecionou grandes êxitos com a seleção brasileira, como a vitória nos Jogos Panamericanos de 1987, em Indianápolis, derrotando os anfitrões e favoritos americanos (120-115) em uma partida que entrou para a história.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

x