VÍDEO
Torcedora do Avaí comete racismo e vira alvo de investigação do MP
Caso aconteceu durante a partida contra o Remo

Por Redação

O episódio de injúria racial e xenofobia registrado durante Avaí x Remo, pela 37ª rodada da Série B, segue repercutindo após a divulgação de um vídeo em que uma torcedora avaiana profere ofensas contra torcedores paraenses. A partida ocorreu no último sábado, na Ressacada, em Florianópolis.
Nas imagens, a mulher aparece acompanhada por outros torcedores enquanto dirige ataques à torcida visitante. Entre as falas captadas, ela diz: “Olha a tua cor. [...] Vão embora de jegue. O que tem no Pará? Seu feio. Vão embora porque o prefeito não quer pobre aqui. Gastou o salário para vir, vai ter que voltar a pé”. Pessoas ao redor também são vistas cometendo ofensas contra os torcedores do Remo.
Assista:
Rapaz, que nojo! No jogo Avaí x Remo, uma torcedora do time de Santa Catarina protagonizou uma série de ofensas racistas, xenófobas e preconceituosas, atacando torcedores paraenses como se tivesse algum tipo de “superioridade”. Que essa pessoa seja encontrada e responsabilizada.… pic.twitter.com/YQiuEarquS
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) November 18, 2025
Diante do caso, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um procedimento administrativo por meio da 29ª Promotoria de Justiça da Capital. Um ofício foi enviado à Polícia Militar e ao Avaí, que afirmou colaborar com as investigações e trabalhar para identificar a torcedora envolvida.
Em nota oficial, o Avaí classificou a conduta como racista e xenófoba, reafirmando sua política de tolerância zero. O clube destacou que a responsável terá o acesso a jogos e eventos suspenso assim que for identificada. O texto também reforça o compromisso do clube com ações educativas e combate ao racismo:
“O racismo é um crime grave que não pode ser tolerado dentro ou fora dos estádios”, diz o trecho inicial do posicionamento, que termina afirmando que “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.
Leia Também:
O Remo também se manifestou, repudiando os ataques sofridos por seus torcedores:
“Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune”, diz a nota. O clube paraense ressaltou sua postura de enfrentamento à discriminação e destacou que tais práticas são incompatíveis com sua história e valores.
A equipe azulina ainda denunciou um segundo caso envolvendo seu zagueiro Reynaldo, alvo de injúria racial nas redes sociais após um áudio divulgado por páginas na internet. O clube informou prestar apoio ao jogador e afirmou que tomará medidas jurídicas para identificar o autor:
“A intolerância, a discriminação e o preconceito precisam ser combatidos, seja no esporte ou em qualquer lugar na sociedade”, diz a nota.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



