RISCO DE QUEDA
UFMG: Vitória ganha fôlego e reduz risco de rebaixamento na Série A
Com três rodadas restantes, Leão da Barra ainda luta para garantir vaga no Brasileirão

Por Téo Mazzoni

Faltando três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Vitória segue fora da zona de rebaixamento, mas a luta pela permanência na Série A ainda está acirrada. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão da Barra possui 43,5% de chance de queda para a Série B, número que caiu após os resultados da trigésima quinta rodada.
Com 39 pontos, o rubro-negro ocupa a décima sexta colocação e superou o Santos, adversário direto, que agora soma 57,8% de probabilidade de rebaixamento. Para o presidente Fábio Mota, o cenário ainda é positivo: “O sentimento é de que o Leão continua vivo no campeonato”.
O Vitória enfrenta o Mirassol neste sábado, 29, no Barradão, e uma vitória levaria o time a 42 pontos, aproximando-o da permanência. Contudo, a UFMG aponta que, nesta edição do Brasileirão, a nota de corte para assegurar a permanência na Série A é de 47 pontos, garantindo 0% de chance de rebaixamento.
Leia Também:
Se vencer os três jogos restantes, o Vitória alcançaria 48 pontos, garantindo matematicamente a manutenção na elite. Com duas vitórias e um empate, chegaria a 46 pontos, ficando muito próximo da permanência, com probabilidade mínima de 0,016% de queda.
Para atingir a marca de 45 pontos — considerada por muitos como o “número mágico” para evitar o descenso —, o rubro-negro precisaria vencer os dois últimos jogos no Barradão. Com essa pontuação, a chance de rebaixamento seria de apenas 0,588%, segundo a UFMG.
A instituição ainda aponta que pontuações entre 39 e 44 pontos representam probabilidade de queda que varia de 100% a 6,9%.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



