FOLCLORE
“Zagallo eterno tem 13 letras": o folclore em torno do número 13
“Brasil campeão tem 13 letras”, sempre repetia Zagallo
Por Da Redação
Morreu neste sábado Jorge Mário Lobo Zagallo, o "Velho Lobo Zagallo", aos 92 anos, uma das figuras mais folclóricas do futebol brasileiro. Dentre as místicas, Zagallo transformou a simbologia do número 13 dentro do futebol, antes associado ao azar, a marca era considerada, por ele, como extremamente positiva.
A relação com o número começou quando ele casou com Alcina de Castro Zagallo, com quem ficou por 57 anos. Ela era devota de Santo Antônio, santo que seu dia é comemorado em 13 de junho.
Único tetracampeão mundial da história do esporte mais amado no mundo, sua primeira Copa foi conquistada em 1958 e ele dizia: 5+8 é igual a 13. No ano seguinte eles se tornou treinador e foi campeão carioca pelo Botafogo, o que levava o Velho Lobo a brincar: 6 + 7 = 13. E não parou por aí, 13 anos depois ele conquistou a Copa do Mundo de 1994, e o número mais uma vez aparecia em uma somatória: 9 + 4 = 13.
Durante a preparação para a Copa do Mundo de 1994, ele avisou que o Brasil seria campeão porque o nome dos patrocinadores da seleção Umbro e Coca-Cola, juntos, somavam 13 letras. E tetracampeões também tem 13 letras.
E foi naquele mundial que Zagallo foi além. Para quem não lembra, o craque da seleção italiana, Roberto Baggio, perdeu uma penalidade. E aí mais uma vez a mística se repetiu, afinal, Roberto Baggio tem 13 letras.
“Brasil campeão tem 13 letras”, sempre repetia Zagallo. Zagallo eterno tem 13 letras
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes