AGRO
Fenagro 2025 bate recordes e se consolida no calendário do agronegócio
Ao todo, 600 expositores de 12 estados participaram da edição, que também reuniu cerca de 3 mil animais

Por Divo Araújo

A dimensão que a Fenagro 2025 alcançou no calendário brasileiro do agronegócio ficou evidente ao longo dos nove dias de programação. Entre 29 de novembro e 7 de dezembro, cerca de 213 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições de Salvador. Com o movimento intenso, a edição deste ano da Feira Nacional da Agropecuária acabou com a projeção de mais de R$ 120 milhões em negócios.
O evento foi realizado pelo Grupo A TARDE – com envolvimento de cerca de 250 pessoas – em parceria com o governo do estado, via Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigaão, Pesca e Aquicultura (Seagri), e a On Line Entretenimento.
Leia Também:
Outros números ajudam a medir o alcance da feira. Ao todo, 600 expositores de 12 estados participaram da edição, que também reuniu cerca de 3 mil animais — entre bovinos, caprinos, ovinos e equídeos. A circulação foi ampla: produtores e investidores acompanharam leilões e os concursos de animais; famílias e estudantes participaram de atividades educativas; e o público em geral aproveitou a variedade da cultura do campo.
Para o presidente do Grupo A TARDE, João de Mello Leitão, a feira este ano ampliou sua relação com o público. “A Fenagro 2025 é mais do que uma feira – é um grande dia de parque para as famílias baianas”, afirmou.
Segundo ele, as mudanças no comportamento dos visitantes motivaram a expansão das áreas de alimentação, entretenimento e da entrada solidária, garantindo preços acessíveis. O principal destaque, acrescentou, foi a presença de muitos animais expostos ao contato direto com as famílias. “É a Bahia celebrando sua força com alegria, união, futuro e a potência do campo, com a agricultura familiar e a pecuária”, celebrou.
A Fenagro 2025 é mais do que uma feira – é um grande dia de parque para as famílias baianas

O titular da Seagri, Pablo Barrozo, ressaltou que o sucesso da feira é resultado de uma ampla rede de parceiros e destacou o papel da Fenagro na integração entre o campo e a cidade. “Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso dessa edição histórica, consagrando a Fenagro como um programa da família baiana. Todos que vieram aqui levarão experiências para o resto da vida”, afirmou.
Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso dessa edição histórica, um programa da família
Para o coordenador da Fenagro e diretor da rádio A TARDE FM, Eduardo Dute, esta edição teve papel estratégico. “Quebramos recordes, impulsionamos negócios e, mais importante, trouxemos a família da capital para compartilhar o que de mais importante acontece no campo”. Ele destacou que o foco em tecnologia, práticas sustentáveis e atrações infantis aproximou “o futuro do presente”, reforçando a Fenagro como “a maior e mais relevante vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste”.
Quebramos recordes, impulsionamos negócios e, mais importante, trouxemos a família da capital para o ambiente do campo
O diretor de Relações Institucionais do Grupo A TARDE, Luciano Neves, pontuou que a participação na feira fortalece a aproximação do grupo com o setor. Para ele, o evento amplia diálogos, abre espaço para novas parcerias e dá visibilidade a iniciativas como o Programa A TARDE Educação e a premiação do projeto educacional sustentável EcoInovar. Essas ações, explicou, “contribuem para um diálogo mais proativo com parceiros e stakeholders, incluindo produtores, investidores e o público em geral”.

Outro foco da Fenagro 2025 foi o público infantil, como explicou Pagana Carvalho, CEO da On Line Entretenimento, responsável pela programação de lazer. “Além da parte musical, investimos em uma extensa programação infantil por entender que atrair esse público é muito importante”, afirmou.
“Tivemos parque de diversão, tirolesa, arena pônei, feira de adoção de animais, shows infantis, contação de histórias e muitas oportunidades de aprendizado sobre a vida no campo”.
Abertura reúne governo e setor produtivo
A 34ª Fenagro começou em clima de festa no Parque de Exposições, com a apresentação de animais premiados, o desfile dos Encourados de Pedrão e a participação de fanfarras. Coube ao governador Jerônimo Rodrigues abrir oficialmente o evento, destacando como a feira aproxima os moradores da capital da vida no campo e evidencia a força produtiva da Bahia. “É uma oportunidade para as crianças verem de onde nasce a comida, que o algodão não nasce no shopping”, brincou.

A cerimônia reuniu autoridades do primeiro escalão estadual, parlamentares e representantes do setor produtivo. Secretários de Estado como Maurício Bacelar (Turismo), Marcius Gomes (Ciência e Tecnologia) e Rowenna Brito (Educação) ressaltaram os impactos econômico, turístico, científico e educativo da Fenagro, enquanto Adolfo Loyola (Relações Institucionais) enfatizou a força do agro na Bahia.
Presente na abertura, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, reforçou a capacidade da Fenagro de conectar tecnologia e produção em todas as regiões. Já o secretário de Agricultura, Pablo Barrozo, destacou o caráter familiar e afetivo da feira. “Aqui é convívio familiar, é espaço de negócios, é memória afetiva”, resumiu.
Também marcaram presença nomes do setor empresarial e institucional, como Paulo Guimarães (Bahiainveste), Luiz Gavazza (Bahiagás), Gildeone Almeida (Embasa), o ex-deputado Ronaldo Carletto e o diretor-superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforçando a diversidade produtiva da Bahia. Estiveram presentes ainda os secretários estaduais Afonso Florence (Casa Civil), Neuza Cadore (Políticas para as Mulheres), Osni Cardoso (Desenvolvimento Rural), entre outras autoridades.
A abertura da Fenagro contou ainda com a presença de importantes representantes dos produtores rurais, entre eles Almir Lins, presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba); Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab); e Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb).
Também participaram Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Bahia Farm Show; João Lopes, presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé); Alessandra Zanotto, presidente da Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa); e Wilson Andrade, diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf).
Confira o Caderno Especial da Fenagro
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



