Busca interna do iBahia
HOME > GUERRA NA UCRÂNIA

CONFLITO

Míssil que atingiu a Polônia pode ter sido disparado pela Ucrânia

Assessor presidencial ucraniano rebateu acusações e responsabilizou a Rússia pela guerra

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Ministra belga disse que não há indícios de ataque deliberado contra alvos poloneses
Ministra belga disse que não há indícios de ataque deliberado contra alvos poloneses - Foto: Reprodução | Redes Sociais

O míssil que atingiu a Polônia e matou duas pessoas pode ter sido disparado pela Ucrânia em uma tentativa de contra-atacar as ofensivas Russas à capital Kiev e às cidades de Kharviv e Liviv nesta terça-feira, 15.

Segundo informações da Associated Press, avaliações preliminares do governo dos Estados Unidos indicam que o míssil teria sido desviado pela defesa antiaérea da ucraniana com a intenção de interceptar mísseis russos. Horas antes, o presidente americano Joe Biden já havia dito à impressa que seria improvável que o míssil tivesse partido da Rússia.

Tudo sobre GUERRA NA UCRÂNIA em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"Existe uma informação preliminar que contesta isso. Eu não quero afirmar antes da investigação ser concluída, mas pela trajetória do míssil, é pouco provável que ele tenha sido disparado da Rússia", afirmou Biden.

O assessor presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, rebateu o comentário do líder americano e afirmou que "não há necessidade de procurar desculpas e adiar decisões importantes".

"Apenas a Rússia é responsável pela guerra na Ucrânia e pelos massivos ataques com mísseis. Apenas a Rússia está por trás dos riscos crescentes para os países fronteiriços."

A ministra belga Ludivine Dedonder declarou que não há nenhum indício de ataque deliberado contra alvos poloneses, mas ressaltou que o episódio deve ser alvo de "profunda investigação".

"Na atual etapa, segundo as informações disponíveis, seriam destroços de mísseis russos e mísseis antiaéreos ucranianos que atingiram o território polonês", disse.

A menos de um mês para o inverno, o principal alvo russo foi a infraestrutura elétrica ucraniana. Segundo as autoridades do país, metade da população ficou no escuro sem aquecimento.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Conflito Guerra Míssil Política Polônia Rússia Ucrânia

Relacionadas

Mais lidas