COM APOIO DO BRASIL
ONU aprova inquérito contra Rússia sobre violações na Ucrânia
A votação aconteceu após ataque do Exército russo à usina nuclear de Zaporíjia
Por Da Redação
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou, nesta sexta-feira, 4, em Genebra, resolução a favor da criação de uma comissão internacional de inquérito sobre violações ao direito humanitário na Ucrânia após a invasão russa.
Trinta e dois países, incluindo o Brasil, votaram a favor do inquérito, e apenas dois, Rússia e Eritreia, foram contrários. Treze se abstiveram —entre os quais Venezuela, Cuba, China, Índia e Paquistão.
A votação aconteceu após ataque do Exército russo à usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, no sul da Ucrânia, na noite desta quinta-feira, 3, no Brasil. A ofensiva provocou um incêndio, que foi controlado pelos bombeiros.
A resolução condena "as violações e os ataques aos direitos humanos como consequência da agressão da Federação Russa" à vizinha Ucrânia. O texto exige ainda "a retirada rápida e verificável das tropas russas [...]" do país.
Os investigadores terão a missão de recolher e analisar provas "para atestar [...] as violações" dos direitos humanos e do direito internacional humanitário durante a invasão da Ucrânia, bem como identificar os responsáveis por essas violações "para que respondam por suas ações".
Esta é a primeira vez na história do Conselho de Direitos Humanos que uma resolução diz respeito diretamente à Rússia. Moscou nega atacar civis.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes