Busca interna do iBahia
HOME > GUERRA NA UCRÂNIA

BANDEIRA BRANCA

Ucrânia convoca enviado do Vaticano após declaração do papa

Volodimir Zelensky reagiu duramente no domingo às palavras do pontífice

AFP
Por AFP
Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013
Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013 -

A Ucrânia convocou, nesta segunda-feira (11), o enviado do Vaticano como protesto pelas declarações do papa Francisco, que no sábado pediu a Kiev que tenha "a coragem de levantar a bandeira branca e negociar" com Rússia.

"Visvaldas Kulbokas foi informado de que a Ucrânia está decepcionada com as palavras do pontífice sobre a 'bandeira branca' e a necessidade de 'demonstrar coragem e negociar' com o agressor", declarou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Tudo sobre GUERRA NA UCRÂNIA em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A diplomacia ucraniana acusou o papa de "legitimar a lei do mais forte" e de incentivá-los a "continuar ignorando o direito internacional".

"O chefe da Santa Sé deveria ter enviado sinais à comunidade internacional sobre a necessidade de unir forças imediatamente para garantir a vitória do bem sobre o mal, e fazer um apelo ao agressor, e não à vítima", considerou Kiev.

O presidente Volodimir Zelensky reagiu duramente no domingo às palavras do pontífice argentino e garantiu que seu país "jamais" levantará a bandeira branca para a Rússia.

Em uma entrevista à televisão pública suíça RTS exibida no sábado, Francisco foi perguntado pelas possibilidades de resolução do conflito na Ucrânia e pediu que não se tenha "vergonha de negociar antes que as coisas piorem".

Desde o sábado pela noite, o Vaticano vem tentando corrigir as declarações, precisando em um comunicado que a expressão "bandeira branca" se referia, neste caso, a "um cessar das hostilidades, uma trégua conseguida com a coragem de negociar", e não a uma rendição.

Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, já foi criticado durante os primeiros meses de invasão russa na Ucrânia por não apontar claramente a Rússia como o agressor.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Conflito diplomacia Papa Francisco protesto relações internacionais Rússia Ucrânia Vaticano

Relacionadas

Mais lidas