GUERRA NA UCRÂNIA
Zoo ucraniano se prepara para sacrificar leões, tigres e ursos
Infraestrutura está destruída por conta da guerra e o medo é que predadores fujam e ataquem a população
Por Da Redação
O zoológico Feldman Ecopark, em Kharviv, na Ucrânia, pode ser obrigado a sacrificar vários predadores de grande porte, por receio de que eles fujam e ataquem a população. São leões, tigres, onças e ursos que estão assustados em meio aos bombardeios na cidade, uma das mais atingidas pelo ataque russo.
Para Alexander Feldman, proprietário do zoológico, é um “milagre” eles não terem escapado ainda. “Mais um bombardeio e os leões, tigres, ursos, perturbados e com medo, podem se libertar e ir para Kharkiv ou para aldeias próximas. Não podemos permitir isso. Não há solução para o problema hoje”, lamentou.
O proprietário tem feito campanhas nas redes sociais para conseguir ajuda financeira e seguir com o salvamento de animais que estão sendo removidos do zoológico. O Feldman Ecopark tem conseguido retirar animais de pequeno e médio porte. No entanto, funcionários tentam transferir os predadores de grande porte para a região de Poltava, para um antigo complexo de equitação.
“Vamos lutar. 70% dos animais ainda estão no zoológico. Existem grandes espécimes: camelos, vacas tibetanas e assim por diante. Mas o foco principal agora será nos predadores", falou Feldman.
O grande problema é que uma operação como esta demanda grandes veículos, medicamentos e principalmente, de segurança no percurso, o que é praticamente impossível na atual situação de Kharkiv.
“Se isso não acontecer, a única opção que nos resta é colocar os predadores para dormir”, disse. Feldman afirmou que, depois do bombardeio maciço por mísseis e aviões, o zoológico está praticamente destruído.
O zoo, um dos mais antigos da Ucrânia, que há pouco tempo era responsável pela proteção de mais de 300 espécies de animais, além de promover lazer e conscientização ambiental para a população ucraniana, agora é apenas mais um cenário de devastação provocado pela guerra.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes