MODA
Além da Prada, conheça outras marcas que comparam grandes empresas
Aquisições reforçam a tendência de concentração e fusões no mercado de luxo
Por Redação

O grupo Prada, uma das maiores companhias de moda de luxo do mundo, anunciou nesta quinta-feira, 10, a compra da grife italiana Versace, em um negócio avaliado em € 1,25 bilhão (US$ 1,4 bilhão).
Fundada em 1978 pelo estilista Gianni Versace, a Versace se destacou pelo estilo ousado e luxuoso, com o trabalho da diretora de criação Donatella Versace, irmã do fundador, que comandou a marca por três décadas até sua saída em março de 2025.
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Curiosamente, essa não é a primeira vez que a Versace troca de mãos. Em 2018, ela foi adquirida pela americana Capri Holdings - grupo também responsável pelas marcas Michael Kors e Jimmy Choo - por US$ 2 bilhões, valor superior ao negociado agora com a Prada.
A compra da Versace reforça a tendência de concentração e fusões no mercado de luxo. Ao longo dos anos, nomes como LVMH, Kering, Tapestry, e marcas brasileiras como Arezzo, Grupo Soma e Natura já adquiriram dezenas de marcas, consolidando impérios em seus respectivos setores.
Conheça outras marcas que comparam grandes empresas:
MUNDO
LVMH – A gigante do luxo francês
O grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), sediado em Paris, é o maior conglomerado de luxo do mundo, com 75 marcas sob seu comando. Entre suas subsidiárias estão nomes de peso como Bulgari, Dior, Fendi, Givenchy e, claro, Louis Vuitton. O grupo também é dono da varejista Sephora e da loja de departamentos La Samaritaine. Com mais de 213 mil funcionários e 6.000 lojas, a companhia ostenta o título de maior conglomerado de luxo do mundo
Tapestry Inc. – Coach, Kate Spade e Capri Holdings
A Coach mudou seu nome para Tapestry Inc. em 2017, assumindo uma postura de conglomerado. Um de seus movimentos mais expressivos aconteceu em 2023, quando comprou a Capri Holdings (dona de Versace, Michael Kors e Jimmy Choo) por US$ 8,5 bilhões. A Tapestry já havia adquirido a marca Kate Spade, em 2017, famosa por seus acessórios e bolsas femininas.
Kering Group – Gucci, Saint Laurent e Valentino
O Kering é outro poderoso grupo francês. Em 1999, adquiriu as marcas Gucci e Yves Saint Laurent. Em 2023, deu mais um passo ao comprar 30% da Valentino. Com isso, o grupo amplia sua participação no universo da moda italiana e reafirma sua posição entre as maiores do setor.
BRASIL
Restoque (Veste) e Dudalina
Em 2014, a Restoque (atualmente chamada Veste) adquiriu a marca Dudalina por R$ 1,4 bilhão. A Dudalina é conhecida por suas camisas sociais femininas. O grupo Veste hoje também detém marcas como Le Lis, John John, Bo.Bô e Individual. A mudança de nome da Restoque para Veste ocorreu em 2022.
Renner e Camicado
A varejista Renner comprou a Camicado, especializada em produtos para casa e decoração, em 2011. A aquisição diversificou o portfólio da empresa e ampliou sua atuação no varejo brasileiro.
Arezzo&Co e Grupo Reserva
A Arezzo, tradicionalmente voltada para calçados, comprou o Grupo Reserva, que passou a se chamar AR&CO, entrando de vez no setor de vestuário. A marca agora conta com 12 nomes sob seu guarda-chuva.
Grupo Soma – Farm, Animale e Hering
Criado a partir da fusão entre Farm e Animale em 2010, o Grupo Soma cresceu com aquisições importantes como Dzarm e, mais recentemente, a Hering, adquirida por R$ 5,1 bilhões. A negociação foi disputada com a Arezzo e consolidou o Soma como um dos maiores players do setor de moda no país.
Claro e Nextel
A operadora Claro, controlada pela mexicana América Móvil, adquiriu a Nextel no Brasil por US$ 905 milhões. A transação fortaleceu a atuação da Claro em regiões estratégicas como São Paulo e Rio de Janeiro.
Natura e Avon
Em 2019, a Natura comprou a Avon, formando a quarta maior empresa de cosméticos do mundo, com faturamento acima dos US$ 10 bilhões. A fusão colocou a empresa brasileira em posição de liderança em vendas por relações, com milhões de consultoras espalhadas globalmente.
Zoom e Buscapé
O site de comparação de preços Buscapé foi comprado pela rival Zoom em 2019. Juntas, as empresas passaram a gerar um GMV (volume de vendas) de R$ 5 bilhões para mais de 2 mil lojistas.
Carrefour Brasil e Grupo Big
Em 2021, o Carrefour Brasil anunciou a compra do Grupo Big (ex-Walmart Brasil) por R$ 7,5 bilhões. A operação ampliou a presença do Carrefour em regiões como o Nordeste e transformou várias lojas Big e Maxxi em unidades do Atacadão e Sam’s Club.
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