Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GUERRA

Alemanha acusa Rússia de ciberataques e reforça defesa contra drones

Governo de Friedrich Merz aumenta poderes da polícia para derrubar drones suspeitos

AFP e Redação

Por AFP e Redação

12/12/2025 - 14:53 h
Berlim: Sanções e restrições a diplomatas russos por ataques cibernéticos
Berlim: Sanções e restrições a diplomatas russos por ataques cibernéticos -

A Alemanha acusou formalmente a Rússia de conduzir operações cibernéticas para atacar a segurança aérea e interferir em suas eleições, levando o Ministério das Relações Exteriores a convocar o embaixador russo nesta sexta-feira, 12.

Além da diplomacia, o governo alemão tem reforçado sua defesa contra a guerra "híbrida" russa, aumentando os poderes da polícia e das Forças Armadas para combater a crescente ameaça de incursões de drones em locais estratégicos.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em uma coletiva de imprensa, um porta-voz do ministério alemão atribuiu um "ataque cibernético contra a segurança aérea alemã em agosto de 2024" ao grupo russo APT28 e afirmou ainda que "a Rússia, por meio da campanha Storm 1516, buscou influenciar e desestabilizar as últimas eleições federais".

Desde a invasão russa da Ucrânia, os países europeus acusam a Rússia de travar uma guerra "híbrida" contra eles, ou seja, uma combinação de ações que pode incluir sabotagem ou campanhas de desinformação.

Berlim tem "provas absolutamente sólidas" do envolvimento de Moscou nestes dois assuntos, mas não as detalhará para proteger o trabalho de seus serviços de inteligência, afirmou o porta-voz.

Leia Também:

A AFP tentou, sem sucesso, entrar em contato com a embaixada russa em Berlim para obter comentários.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha afirmou que Berlim poderia "adotar uma série de contramedidas para fazer a Rússia pagar por suas ações híbridas, em estreita coordenação com seus parceiros europeus".

O governo alemão poderia apoiar "novas sanções individuais contra atores híbridos em nível europeu", acrescentou o porta-voz, citando "proibições de entrada" na UE e "o congelamento" dos ativos.

A partir de janeiro, os deslocamentos transfronteiriços de diplomatas russos no espaço Schengen também serão controlados, com o objetivo de "minimizar os riscos em matéria de inteligência", informou o porta-voz.

Intensificação da defesa alemã contra drones

Nos últimos meses, a Alemanha também convocou uma mobilização para reforçar sua defesa antidrones, a fim de responder às múltiplas incursões em locais estratégicos das quais suspeita que a Rússia seja responsável.

O governo de Friedrich Merz já reforçou os poderes da polícia para autorizá-la a derrubar drones e aprovou um projeto de lei que autoriza as Forças Armadas a intervir contra aparelhos não autorizados no espaço aéreo nacional.

O chanceler alemão Friedrich Merz (à esquerda) e o primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic no pátio da Chancelaria em Berlim
O chanceler alemão Friedrich Merz (à esquerda) e o primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic no pátio da Chancelaria em Berlim | Foto: TOBIAS SCHWARZ/AFP

A Alemanha é o segundo maior contribuinte de ajuda à Ucrânia em sua luta contra a invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022.

Moscou ameaça "de forma muito concreta a nossa segurança" ao tentar "dividir a sociedade, semear a desconfiança, suscitar a rejeição e enfraquecer a confiança nas instituições democráticas", denunciou o mesmo porta-voz.

Estas operações podem se intensificar, coincidindo com várias eleições regionais na Alemanha em 2026, estimou na segunda-feira o chefe da inteligência interna alemã.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

alemanha Ataque Cibernético Guerra Rússia Ucrânia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Berlim: Sanções e restrições a diplomatas russos por ataques cibernéticos
Play

Homem pula em vão para recuperar bola e morre ao cair dez metros

Berlim: Sanções e restrições a diplomatas russos por ataques cibernéticos
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

Berlim: Sanções e restrições a diplomatas russos por ataques cibernéticos
Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Berlim: Sanções e restrições a diplomatas russos por ataques cibernéticos
Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

x