Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Ameaça de guerra nuclear faz Japão construir abrigos em metrô

Governo japonês teme conflitos na Coreia e na China

Por Da Redação

11/04/2024 - 11:30 h
Tóquio tem se preparado para possíveis ataques
Tóquio tem se preparado para possíveis ataques -

A tensão entre os vizinhos China e Coreia do Norte está obrigando o Japão a montar estratégias e se precaver para uma possível guerra nuclear. Na capital, Tóquio, o governo projeta transformar uma estação de metrô em abrigo contra mísseis e bombas de alto poder de destruição.

O governo japonês também promete ajudar financeiramente para as cidades que fizerem investimento nesse sentido, reforçando que o cuidado e a precaução é um dever de todos.

Notícias vindas do velho continente apontam para a certeza de que a Coreia do Norte, está investindo a todo vapor em mísseis e prepara mais um teste nuclear. O objetivo é demonstrar força e provar que tem poderio militar para enfrentar qualquer adversário. A país liderado por Kim Jong-un ja fez lançamento de foguetes foi feito por submarinos, caminhões e até sob trilhos.

Analistas acreditam que as mísseis de longa distância tenham capacidade de atingir a Europa e os Estados Unidos, o que tem despertado preocupação no mundo. Já os de curta e média distância são facilmente lançados pela Ásia, caindo no oceano Pacífico.

Além da Coreia, o Japão também teme a movimentação da China, que amplia seu arsenal militar num ritmo nunca visto. Pelo menos duzentos bilhões de dólares são investidos anualmente num poderio naval e aéreo que cria um temor de uma possível ofensiva contra Taiwan, por tabela contra os EUA.

De acordo com a CNN, atualmente, exercícios militares da marina chinesa se aproximam da costa taiwanesa. Ainda de acordo com a imprensa internacional, existem questões legais que preocupam os japoneses, como a proibição imposta pelos Estados Unidos, ao fim da Segunda Guerra Mundial, de que o Japão não poderia ter tropas de ataque.

Mesmo assim, o governo japonês reforça os equipamentos e tem um orçamento de US$ 56 bilhões para este ano. O governo japonês sente a pressão também com restrições econômicas. A China suspendeu recentemente a compra de peixes e frutos-do-mar do Japão.

Enquanto isso, segundo a CNN, Estados Unidos tentam equilibrar forças com uma aliança militar desde a Austrália, passando pela Coreia do Sul e Japão. No meio desse cenário, uma resistência, principalmente entre japoneses e sul-coreanos, gera desconfiança e mantém o alerta de segurança na região.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ameaça guerra nuclear impactos Japão Medidas de Segurança região

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Tóquio tem se preparado para possíveis ataques
Play

Turista tenta tirar selfie com elefante é pisoteado pelo animal

Tóquio tem se preparado para possíveis ataques
Play

Moradora de área nobre precisa sair de sua casa após invasão de barata

Tóquio tem se preparado para possíveis ataques
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Tóquio tem se preparado para possíveis ataques
Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

x