SUSTENTABILIDADE
BYD usa cargueiro com avanços pioneiros em tecnologias ecológicas
Montadora está em processo de instalação de três fábricas em Camaçari
![EXPLORER NO.1 amplia a capacidade logística internacional da BYD](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1250000/1200x720/BYD-usa-cargueiro-com-avancos-pioneiros-em-tecnolo0125644200202401241712-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1250000%2FBYD-usa-cargueiro-com-avancos-pioneiros-em-tecnolo0125644200202401241712.jpg%3Fxid%3D6091435%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721946151&xid=6091435)
Em processo de instalação de fábricas no Polo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a BYD, greentech que é líder mundial de veículos de energia limpa, anunciou que agora terá um navio cargueiro próprio. A embarcação foi entregue oficialmente no porto de Yantai, na província de Shandong, no dia 10 de janeiro, antes de iniciar sua viagem inaugural a partir do porto de logística internacional de Xiaomo, Shenzhen, na China.
O cargueiro, batizado de EXPLORER NO.1, chega para ser um impulso significativo às capacidades de logística internacional da BYD em meio a recursos limitados de transporte marítimo global. Essa é a primeira embarcação do tipo que pertence a BYD. A companhia espera aumentar essa frota.
O EXPLORER NO.1 mede 199,9 metros de comprimento e tem capacidade de carga excepcional de 7.000 veículos. O cargueiro conta com avanços pioneiros em tecnologias de construção naval ecológicas e inteligentes, como compromisso da BYD com o transporte marítimo sustentável. A embarcação é equipada com um sistema inovador de propulsão de combustível convencional e GNL (gás natural liquefeito) de combustível duplo.
Wang Junbao, gerente geral da Divisão Corporativa da BYD, destacou que o setor de veículos de energia limpa da China atingiu um marco histórico no ano anterior, com vendas e produção superiores a 9 milhões de unidades, contribuindo significativamente para a mobilidade verde global.
Conforme apurado por A TARDE, neste momento, o cargueiro ainda não deve atracar na Bahia, que terá iniciada no segundo semestre de 2024, segundo previsão inicial, a produção de veículos nas fábricas da montadora em Camaçari. Existe a possibilidade da embarcação ser utilizada no Estado após o início de funcionamento das fábricas da BYD.
Nos próximos dois anos, espera-se que mais sete embarcações se juntem à frota, todas integrando a tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD e sistemas de gerador de eixo. A empresa planeja não apenas implantar esses navios para suas próprias operações, mas também se envolver em parcerias abertas, desenvolvendo uma nova era para as montadoras chinesas no cenário internacional.
![EXPLORER NO.1](https://cdn.atarde.com.br/img/inline/1250000/724x500/BYD-usa-cargueiro-com-avancos-pioneiros-em-tecnolo0125644200202401241712-1.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2Finline%2F1250000%2FBYD-usa-cargueiro-com-avancos-pioneiros-em-tecnolo0125644200202401241712.jpg%3Fxid%3D6091438&xid=6091438)
BYD na Bahia
O anúncio da instalação de três fábricas da BYD, maior produtora de carros elétricos do mundo, na Bahia, foi feito pelo Governo do Estado em julho de 2023. A montadora projetou a criação de 10 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos com as instalações da fábrica em território baiano.
Serão três fábricas com objetivos diferentes: unidade exclusiva para a produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus; unidade dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos; e unidade voltada para o processamento insumos, como lítio e ferro fosfato, que serão exportados para o mercado externo. O investimento será de R$3 bilhões.
A oficialização da chegada da greentech no nordeste brasileiro é um divisor de águas para a indústria automotiva nacional, que volta a investir e produzir na região, desta vez fabricando veículos elétricos e híbridos com a mais alta tecnologia e eficiência.
Em 2023, a BYD se tornou a maior vendedora de carros elétricos do mundo, vendendo mais de 3,02 milhões de unidades. Hoje, a operação da BYD abrange seis continentes, envolvendo mais de 70 países e regiões em todo o mundo, chegando a mais de 400 cidades.
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