Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BARREIRAS

Crise em Machu Picchu: protestos por transporte de turistas são suspensos

Moradores e empresas de transporte chegam a um acordo temporário, e a visitação à cidade inca volta ao normal

AFP

Por AFP

22/09/2025 - 23:51 h
Policiais de guarda posam para uma foto nos trilhos do trem perto de Machu Picchu Pueblo
Policiais de guarda posam para uma foto nos trilhos do trem perto de Machu Picchu Pueblo -

Os moradores que bloquearam desde a semana passada o acesso a Machu Picchu, no sudeste do Peru, suspenderam o protesto após chegarem a um acordo para o transporte terrestre dos turistas até a famosa cidade inca, informou a Defensoria do Povo nesta segunda-feira, 22.

Declarado Patrimônio da Humanidade desde 1983, as visitas ao sítio devastado foram afetadas de maneira intermitente desde 14 de setembro.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Comunidades rurais interromperam a rota ferroviária com pedras e troncos para exigirem a saída de uma empresa privada de ônibus, cuja concessão de 30 anos terminou em 4 de setembro.

Uma nova empresa de origem local deveria assumir a partir desses dados o transporte dos turistas desde a estação de trem até Machu Picchu.

Após uma trégua de 72 horas que começou na quarta-feira, as duas empresas chegaram a um acordo por iniciativa do governo.

Leia Também:

"A greve já foi suspensa. Os moradores se reuniram na sede da PCM (Presidência do Conselho de Ministros) em Lima, onde chegaram a vários acordos", disse à AFP Óscar Luque, representante da Defensoria do Povo.

Segundo Luque, o principal ponto do documento firmado prevê que as empresas Consettur Machupicchu e Inversiones Sumaq San Antonio de Torontoy, pertencentes às comunidades, concordaram em prestar o serviço de transporte de maneira conjunta “por quatro meses”, período em que será realizada uma nova licitação.

Evacuação de turistas

Pelo menos 2.300 turistas, entre peruanos e estrangeiros, foram evacuados ou saíram por conta própria entre terça e quarta-feira passada devido aos protestos que resultaram em confrontos com a polícia, deixando 14 agentes feridos, segundo balanço oficial.

Ao sítio arqueológico, o principal atrativo turístico do Peru, ingressou por dia cerca de 4.500 visitantes em média, de acordo com o Ministério de Comércio Exterior e Turismo.

Nesta segunda-feira “tudo está normal em Machu Picchu”, destacou Luque.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Machu Picchu Peru protesto Turismo viagem

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Policiais de guarda posam para uma foto nos trilhos do trem perto de Machu Picchu Pueblo
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Policiais de guarda posam para uma foto nos trilhos do trem perto de Machu Picchu Pueblo
Play

Asteroide potencialmente perigoso ao mundo será visível a olho nu

Policiais de guarda posam para uma foto nos trilhos do trem perto de Machu Picchu Pueblo
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

Policiais de guarda posam para uma foto nos trilhos do trem perto de Machu Picchu Pueblo
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

x