MUNDO
Empresário cria folga para trabalhadores que estão tristes; entenda
Medida criada por magnata chinês determina um dia de folga sem aprovação da liderança
Trabalhadores que estiveram estressados, tristes ou se sentindo 'na bad', podem tirar um dia de folga na China, sem precisar da aprovação da liderança. A 'licença por infelicidade' foi criada por Yu Donglai, fundador e presidente da rede de varejo Pang Dong Lai. O benefício tem um limite de 10 dias por ano. No Brasil, não há uma medida parecida.
O objetivo é ajudar os trabalhadores a alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. "Quero que todos os funcionários tenham liberdade. Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se você não estiver feliz, não venha trabalhar”, disse Yu quando anunciou a novidade na China Supermarket Week 2024, em março.
O magnata do varejo explicou que os funcionários podem determinar livremente o próprio tempo de descanso. “Esta licença não pode ser negada pela gerência. A negação é uma violação”, afirmou Yu, que conta com mais de 7 mil funcionários.
Segundo ele, o objetivo é que a empresa tivesse um “ambiente de trabalho semelhante ao europeu”. As empresas chinesas, em geral, são conhecidas pelo contrário, por longas jornadas de trabalho.
De acordo com o site de notícias South China Morning Post (SCMP), na empresa de Yu os funcionários 'trampam'apenas sete horas por dia, folgam aos fins de semana, além de terem direito a algo entre 30 e 40 dias de férias anuais, e cinco dias de folga durante o Ano Novo Chinês.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro