EUA critica visita de Bolsonaro à Rússia: "mina a diplomacia" | A TARDE
Atarde > Mundo

EUA critica visita de Bolsonaro à Rússia: "mina a diplomacia"

Bolsonaro teve um encontro reservado com o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin

Publicado sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 às 08:45 h | Autor: Da Redação
Bolsonaro teve um encontro reservado com o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin
Bolsonaro teve um encontro reservado com o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin -

Os Estados Unidos criticaram a visita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) à Rússia. O governo americano também se mostrou irritado com a declaração de solidariedade do mandatário brasileiro ao pais comandado por Vladimir Putin.

Segundo um porta-voz do Departamento de Estado em entrevista à TV Globo, a afirmação "mina a diplomacia internacional" para evitar um conflito na Ucrânia. 

“O momento em que o presidente do Brasil se solidarizou com a Rússia, quando as forças russas se preparam para lançar ataques a cidades ucranianas, não poderia ter sido pior”, disse o porta-voz à CNN Brasil. “Isso mina a diplomacia internacional destinada a evitar um desastre estratégico e humanitário, bem como os próprios apelos do Brasil por uma solução pacífica para a crise.”

Bolsonaro teve um encontro reservado com o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin na quarta-feira. Antes da reunião, ele disse que estava "muito feliz e honrado pelo convite".

"Vemos uma narrativa falsa de que nosso engajamento com o Brasil em relação à Rússia envolve pedir ao Brasil que escolha entre os Estados Unidos e a Rússia. Esse não é o caso. A questão é que o Brasil, como um país importante, parece ignorar a agressão armada por uma grande potência contra um vizinho menor, uma postura inconsistente com sua ênfase histórica na paz e na diplomacia", continuou o porta- voz.

O posicionamento do Brasil com relação ao que ocorre atualmente no Leste Europeu ganha certa importância porque o país ocupa um assento rotativo do Conselho de Segurança da ONU . Além disso, o Brasil tem o status de aliado militar extra-Otan dos EUA, concedido ao país ainda pelo governo de Donald Trump.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS