MUNDO
'Fogo amigo' em Caracas: Falha de comunicação gera pânico na Venezuela
Disparos foram ouvidos próximo ao palácio de Miraflores, sede do governo na capital

Por Yuri Abreu

Uma falha de comunicação entre os diferentes serviços de segurança pode ter causado um tiroteio em Caracas, na segunda-feira, 5, quando agentes que protegem Palácio de Miraflores, sede do governo da Venezuela, reagiram a drones não autorizados do Corpo de Investigações Científicas, Criminais e Forenses (CICPC).
A situação teve início quando o órgão lançou diversos drones na área sem informar previamente os responsáveis pela segurança do Palácio. Diante da presença, os agentes que protegem a sede do Executivo reagiram, considerando-os uma potencial ameaça.
Moradores das imediações do Palácio Presidencial de Miraflores relataram sons de disparos de armas antiaéreas. Além disso, vídeos gravados por civis mostram o rastro das munições cruzando o céu de Caracas.
Leia Também:
Vácuo de poder
O incidente ocorre em um vácuo de poder parcial. Embora a vice-presidente Delcy Rodríguez tenha sido empossada como presidente interina pela Assembleia Nacional nesta segunda, o controle efetivo do país é disputado.
Em Washington, o assessor da Casa Branca, Stephen Miller, declarou que os EUA estão "no comando" da logística de segurança no país para conter as forças militares que ainda resistem à intervenção.
Em discurso de posse, Rodríguez equilibrou a retórica agressiva contra o "imperialismo" com sinais pragmáticos. Analistas observaram que a nova líder interina deixou transparecer que pode negociar com a administração americana para garantir a governabilidade e evitar um colapso total das instituições venezuelanas.
Enquanto Caracas vive o cerco militar, Nicolás Maduro enfrentou o primeiro dia em um tribunal de Nova York. Capturado em uma polêmica operação militar dos EUA (executada sem o aval do Congresso), Maduro é acusado de narcoterrorismo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



