TENSÃO
Disparos são ouvidos próximo ao palácio presidencial da Venezuela
Capital do país registrou noite de forte tensão nesta segunda-feira, 5

Por Rodrigo Tardio

Caracas, capital venezuelana, registrou uma noite de forte tensão nesta segunda-feira, 5. Moradores das imediações do Palácio Presidencial de Miraflores relataram sons de disparos de armas antiaéreas e o que pareciam ser luzes de drones sobrevoando o perímetro governamental.
Vídeos gravados por civis mostram o rastro das munições cruzando o céu de Caracas, mas ainda não há confirmação oficial se os disparos partiram de forças de segurança em treinamento ou de um confronto direto.
O incidente ocorre em um vácuo de poder parcial. Embora a vice-presidente Delcy Rodríguez tenha sido empossada como presidente interina pela Assembleia Nacional nesta segunda, o controle efetivo do país é disputado.
Leia Também:
Em Washington, o assessor da Casa Branca, Stephen Miller, declarou que os EUA estão "no comando" da logística de segurança no país para conter as forças militares que ainda resistem à intervenção.
Negociação
Em discurso de posse, Rodríguez equilibrou a retórica agressiva contra o "imperialismo" com sinais pragmáticos. Analistas observaram que a nova líder interina deixou transparecer que pode negociar com a administração americana para garantir a governabilidade e evitar um colapso total das instituições venezuelanas.
Enquanto Caracas vive o cerco militar, Nicolás Maduro enfrentou o primeiro dia em um tribunal de Nova York. Capturado em uma polêmica operação militar dos EUA (executada sem o aval do Congresso), Maduro é acusado de narcoterrorismo.
Vestindo trajes civis, o venezuelano foi categórico: "Sou inocente. Não sou culpado de nada que é mencionado aqui. Sou um homem decente".
A esposa, Cilia Flores, também presente na audiência, acompanhou a declaração de inocência. O processo deve seguir nas próximas semanas sob rígido esquema de segurança internacional.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



