ACUSADO DE FRAUDE
George Santos, deputado dos EUA filho de brasileiros, é preso
Prisão teria ocorrido antes de ele comparecer a uma audiência no tribunal americano
Por Da Redação e AFP
Foi preso, nesta quarta-feira, 10, o deputado americano George Santos, 34, suspeito de mentir em sua biografia. A informação é da agência AP News, e a prisão teria ocorrido antes de ele comparecer a uma audiência no tribunal.
Conforme a AFP, a natureza exata das acusações federais contra o representante republicano de Nova York não foi divulgada. Procurado pela AFP, o Departamento de Justiça se recusou a comentar a notícia.
Santos reconheceu que inventou boa parte de sua biografia, incluindo seu nome real, religião (ele falsamente alegou ser judeu), sua escolaridade e a experiência de trabalho ao disputar as eleições legislativas do ano passado em busca de uma cadeira na Câmara, como representante de áreas de Long Island, Nova York.
Ele também é acusado de desviar e falsificar recursos de campanha, assim como de assediar sexualmente um homem que supostamente recebeu uma oferta de emprego de seu escritório e de retratar-se quando este rejeitou seus avanços.
Santos descartou renunciar à cadeira na Câmara, apesar dos apelos de outros congressistas, tanto do Partido Republicano como do Democrata.
Em uma entrevista ao apresentador de televisão Piers Morgan no início do ano, ele admitiu que mentiu sobre sua biografia.
"Eu fui um mentiroso terrível em alguns temas", reconheceu. "Não era sobre enganar as pessoas, era para ser aceito pelo partido", acrescentou.
O presidente da Câmara de Representantes, o republicano Kevin McCarthy afirmou que "revisaria as acusações" antes de considerar se George Santos deve ou não ser afastado do Congresso.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes