FAIXA DE GAZA
Israel manda que palestinos deixem zona humanitária na Faixa de Gaza
Ordem de evacuação incluiu áreas localizados ao centro, leste e oeste
Por Da Redação
O Exército de Israel emitiu uma ordem neste domingo, 11, para que civis deixassem uma zona humanitária no sudoeste da Faixa de Gaza, alegando que o Hamas mantém uma central de comando no local.
A ordem determinou que dezenas de milhares de pessoas se deslocassem para o oeste, em direção a Al-Mawasi, e para o norte, rumo a Deir Al-Balah. A medida ocorre um dia após um ataque aéreo de Tel Aviv a uma escola na Cidade de Gaza, que, segundo estimativas de autoridades palestinas ligadas ao Hamas, resultou na morte de ao menos 90 pessoas.
O ataque ocorrido no sábado (10) à escola na Cidade de Gaza gerou forte indignação da comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, principais aliados externos de Israel.
Em uma declaração, a Casa Branca reconheceu que o Hamas utiliza prédios como escolas e hospitais para suas operações, o que transforma a população civil em escudos humanos. No entanto, a nota enfatizou que os EUA têm reiterado que Israel deve adotar medidas para minimizar os danos aos civis.
A vice-presidente dos Estados Unidos e provável candidata do Partido Democrata nas eleições de novembro, Kamala Harris, fez uma declaração semelhante ao comentar o ataque durante sua passagem de campanha em Phoenix, Arizona, no sábado.
As forças israelenses afirmam que estão distribuindo panfletos com orientações para que os moradores evacuem as áreas designadas para esvaziamento.
A ordem de evacuação emitida neste domingo também foi divulgada na rede social X e enviada para os telefones dos moradores por meio de gravações de áudio. A mensagem alertava: "Para sua própria segurança, você deve se deslocar imediatamente para a zona humanitária recém-criada. A área em que você está é considerada uma zona de combate perigosa".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes