MUNDO
Lula estará presente no funeral do papa Francisco; saiba quem vai
Funeral do papa Francisco acontecerá no sábado
Por AFP e Redação

O funeral do papa Francisco acontecerá no sábado (25), mas os fiéis poderão dar seu último adeus ao primeiro pontífice latino-americano a partir de quarta-feira na basílica de São Pedro, anunciou o Vaticano nesta terça-feira (22). O presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja, estão entre os chefes de Estado que confirmaram presença.
A missa fúnebre será celebrada às 10h (5h de Brasília) na praça vaticana de São Pedro, localizada diante da basílica de mesmo nome e onde o jesuíta argentino fez sua última aparição pública no Domingo de Páscoa.
O caixão com o corpo de Jorge Mario Bergoglio permanece no momento na capela da residência de Santa Marta, onde ele faleceu na segunda-feira aos 88 anos, vítima de um AVC quase um mês depois de receber alta de uma longa hospitalização por problemas respiratórios.
O Vaticano publicou nesta terça-feira as primeiras imagens oficiais do corpo de Jorge Mario Bergoglio dentro de seu caixão, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, com um rosário entre as mãos, escoltado por dois integrantes da Guarda Suíça.
Saiba quem confirmou presença no funeral do papa
AMÉRICAS
- Brasil: presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja.
- Estados Unidos: presidente Donald Trump e sua esposa Melania.
- Argentina: presidente Javier Milei, sua irmã Karina (secretária-geral da Presidência), e vários ministros, entre eles, o chanceler Gerardo Werthein.
EUROPA
- Espanha: rei Felipe VI e rainha Letizia.
- Portugal: presidente Marcelo Rebelo de Sousa, primeiro-ministro Luis Montenegro, presidente da Assembleia Nacional José Pedro Aguiar Branco e ministro das Relações Exteriores Paulo Rangel.
- Reino Unido: o príncipe William (representando seu pai, o rei Charles III) e o primeiro-ministro Keir Starmer.
- Irlanda: o presidente Michael D. Higgings, o primeiro-ministro Micheál Martin e o vice-primeiro-ministro Simon Harris.
- França: o presidente Emmanuel Macron.
- Alemanha: presidente Frank-Walter Steinmeier e chanceler em final de mandato Olaf Scholz.
- Ucrânia: presidente Volodimir Zelensky.
- Polônia: presidente Andrzej Duda e o presidente do Parlamento, Szymon Holownia.
- Bélgica: rei Philippe e rainha Mathilde, primeiro-ministro Bart De Wever.
- Áustria: o chefe de Governo Christian Stocker.
- Hungria: presidente Tamas Sulyok.
- Eslovênia: presidente Natasa Pirc Musar e primeiro-ministro Robert Golob.
- Lituânia: o presidente Gitanas Nauseda.
- Letônia: o presidente Edgas Rinkevics.
- Estônia: o presidente Alar Karis.
- União Europeia: presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes