Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SANTUÁRIO

Machu Picchu pode deixar de ser uma das 7 Maravilhas do Mundo

Motivos abrangem turismo excessivo, falta de políticas consistentes de conservação e conflitos sociais, entre outros fatores

Redação

Por Redação

20/09/2025 - 10:46 h | Atualizada em 22/09/2025 - 10:43
Machu Picchu
Machu Picchu -

Em 2007, o santuário inca de Machu Picchu, no Peru, foi eleito uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo após receber mais de 100 milhões de votos em uma competição.

Agora, o projeto New7Wonders, responsável pela votação, alerta que o local corre o risco de perder a “credibilidade” como uma das maravilhas devido ao turismo excessivo, à falta de políticas consistentes de conservação e a conflitos sociais, entre outros fatores.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em comunicado, a organização afirmou que tudo depende dos “principais tomadores de decisão” do país, que já receberam propostas para implementar um plano de transformação estratégica para o sítio.

“A designação implica um compromisso compartilhado com a conservação e a gestão responsável do local, além da aplicação de padrões internacionais de preservação e manejo”, dizia a nota.

Leia Também:

Questionada se Machu Picchu poderia perder seu posto na lista e se outro destino poderia substituí-lo, a New7Wonders disse à CNN internacional que ainda é cedo para discutir qual seria o processo, como funcionaria ou mesmo se isso chegaria a acontecer.

Machu Picchu foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1983. Essa designação, no entanto, não está em risco, já que não tem relação com a campanha das Novas 7 Maravilhas.

O Ministério da Cultura do Peru não comentou diretamente a declaração da New7Wonders. Algumas horas depois, porém, publicou no X (antigo Twitter) que a Unesco, agência cultural da ONU (Organização das Nações Unidas), é “o único órgão competente para promover a identificação, proteção e preservação do patrimônio cultural e natural”.

A pasta afirmou ainda que a “preservação e proteção” de Machu Picchu “não estão sendo violadas” e que o santuário não consta na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo da Unesco. Acrescentou também que, durante a 47ª reunião do Comitê de Patrimônio Mundial, em julho, em Paris, a Unesco “valorizou os avanços na gestão de visitantes e a implementação de ferramentas de monitoramento e conservação do santuário histórico de Machu Picchu”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

7 Maravilhas do Mundo credibilidade Machu Picchu Maravilhas do Mundo perda

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Machu Picchu
Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Machu Picchu
Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Machu Picchu
Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

Machu Picchu
Play

Homem aceita ser engolido por anaconda em programa de TV; assista

x