MUNDO
Mortes nas enchentes no Afeganistão passam de 300, diz ONU
Pessoas também ficaram feridas nas enchentes no norte de Baghlan, Takhar e Badakhshan
Por Da Redação
O número de mortos em enchentes devastadoras no norte do Afeganistão aumentou para 153 pessoas em três províncias, segundo informou neste sábado, 11, o Ministério do Interior do Talibã.
Já a agência de alimentação da ONU afirma que mais de 300 pessoas perderam a vida na catástrofe.
LEIA TAMBÉM
Banco Mundial anuncia ajuda emergencial ao Rio Grande do Sul
Ao menos 138 pessoas também ficaram feridas nas enchentes no norte de Baghlan, Takhar e Badakhshan, causadas pelas fortes chuvas nesta sexta-feira, 10, segundo o porta-voz do ministério, Abdul Mateen Qaniee.
As autoridades talibãs enviaram helicópteros para tentar ajudar os civis durante a noite, depois de receberem relatos de que mais de 100 pessoas ficaram retidas.
Muitas pessoas ficaram desabrigadas e os sistemas de transporte, água e esgoto foram “severamente perturbados”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Ministério da Defesa talibã informou em comunicado que a força aérea do país já começou a evacuar pessoas em Baghlan e resgatou outras que estavam presas em áreas inundadas, além de transportar 100 feridos para hospitais militares na região.
O escritório da OMS no Afeganistão emitiu comunicado afirmando que o impacto foi "profundo, levando à perda de vidas e feridos, com muitas pessoas ainda desaparecidas".
A Organização disse ainda que quatro centros de saúde foram danificados e um destruído pelas cheias e disse que a agência estava enviando equipes de saúde para prestar tratamento nas zonas inundadas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes