Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

O que Stephen Hawking pensava sobre quem acredita em astrologia?

Físico britânico crítica a astrologia em um de seus livros

Por Redação

04/07/2025 - 18:33 h | Atualizada em 04/07/2025 - 18:43
Stephen Hawking físico britânico que criticou a astrologia
Stephen Hawking físico britânico que criticou a astrologia -

Um tema que sempre gera discussões é sobre a crença no horóscopo. Cultura muito popular entre os brasileiros não era algo que um dos principais cientistas das últimas décadas, o físico britânico Stephen Hawking, acreditava.

O físico, que morreu em 2018, escreveu em seu livro “O Universo Numa Casca de Noz” diversas críticas à teoria de que a posição dos astros no espaço influenciam em algo na vida das pessoas na Terra.

Para Hawking, uma parte desta crença na astrologia acontece pelo motivo da "espécie humana sempre querer controlar o futuro".

Esta também é uma teoria compartilhada até por cientistas que buscam formas de entender o futuro antes que ele aconteça, por mais que sejam com teorias mais baseadas em evidências.

Leia Também:

De acordo com Stephen Hawking, é uma hipótese cientificamente testável. O problema é que os astrólogos, muitas vezes, não fazem previsões conclusivas.

“Seus prognósticos são tão vagos que podem ser aplicados a qualquer resultado. É impossível testar e afirmar o erro de afirmações como 'as relações pessoais devem ficar intensas' ou 'você vai ter uma oportunidade financeira recompensadora’”, disse o físico.

Outras teorias não viabilizam a astrologia

Somado a isso, Hawking diz que "motivo real para a maioria dos cientistas duvidar da astrologia não é a evidência científica, ou a falta dela, mas o fato de a astrologia não ser consistente com outras teorias que foram testadas pela experimentação".

Para o físico, quando Copérnico, Galileu e outros cientistas descobriram que os planetas orbitam o Sol, e não a Terra, e Newton descobriu as leis que governam seus movimentos, a astrologia se tornou “extremamente implausível”.

“Por que as posições dos demais planetas contra o fundo celeste, tal como visto da Terra, teriam qualquer correlação com as macromoléculas de um planeta menor que se autodenominam vida inteligente?”, disse o físico britânico.

Porém, o próprio Hawking lembra que “é verdade que não há mais evidência experimental para algumas das teorias descritas neste livro ['O Universo Numa Casca de Noz'] do que há para a astrologia".

Mesmo assim, diz que cientistas acreditam nessas outras teorias, porque apresentam consistências com as teorias já provadas.

O que diz a astrologia?

Para a astrologia, a posição dos corpos celestes no céu influência na vida dos seres humanos, seja a personalidade, relações, ou até o que acontece na vida das pessoas.

Nenhum estudo até hoje comprovou a eficácia da astrologia para descrever personalidades ou fazer previsões, ela é considerada por muitos da comunidade científica como uma superstição ou pseudociência.

Além disso, algumas pessoas que acreditam em astrologia costumam defender a holística por trás da teoria, com a influência de forças e energias no universo sobre a vida das pessoas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

astrologia Ciência horóscopo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Stephen Hawking físico britânico que criticou a astrologia
Play

VÍDEO: homem ateia fogo em vagão de metrô lotado após divórcio

Stephen Hawking físico britânico que criticou a astrologia
Play

VÍDEO: TV estatal do Irã é atingida por ataque israelense durante programa ao vivo

Stephen Hawking físico britânico que criticou a astrologia
Play

Bispo Edir Macedo e Messi 'moram' no mesmo prédio de luxo em Miami

Stephen Hawking físico britânico que criticou a astrologia
Play

Major da polícia é preso por auxiliar Tuta, alta liderança do PCC

x