MUNDO
Presidente do Irã acusa ONU de ser ineficaz com crise no Oriente Médio
Crítica do presidente do Irã acontece no momento em que Teerã lidera uma intensa campanha diplomática por um cessar-fogo em Gaza
Por AFP
O presidente do Irã, Masud Pezeshkian, acusou nesta quinta-feira as Nações Unidas de serem ineficazes para acabar com a crise regional no Oriente Médio, cenário de uma ofensiva israelense na Faixa de Gaza e no Líbano.
"O fogo da guerra continua ardendo na Faixa de Gaza palestina e nas cidades libanesas", declarou Pezeshkian durante a reunião de cúpula dos Brics na Rússia.
Leia mais
>> Governador da Bahia decreta feriado ao Servidor Público na segunda
"As instituições internacionais, e em particular a ONU, não têm a eficácia necessária para extinguir o fogo desta crise", acrescentou.
Na semana passada, o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araqchi, chamou de "desastre" a inação da ONU, durante uma conversa telefônica com seu homólogo chinês, Wang Yi.
A crítica do presidente do Irã acontece no momento em que Teerã lidera uma intensa campanha diplomática por um cessar-fogo em Gaza e no Líbano e para reduzir as tensões regionais.
Israel prometeu que responderá ao lançamento de quase de 200 mísseis iranianos contra seu território em 1º de outubro.
Leia mais
>> Aeronave de pequeno porte cai no interior de SP
A República Islâmica defendeu o ataque como retaliação aos bombardeios israelenses no Líbano que mataram um general iraniano e o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no final de setembro.
O Irã não reconhece o Estado de Israel e o apoio à causa palestina é um dos pilares de sua política externa desde a Revolução Islâmica de 1979.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes