CRISE POLÍTICA
Presidente do Peru é preso após tentar dissolver o Congresso
Pedro Castillo foi destituído e detido pela polícia em Lima
Por Da Redação
O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi preso pela polícia após anunciar a dissolução do Congresso do país e a convocação de novas eleições parlamentares. A informação foi inicialmente divulgada pela imprensa local.
Castillo foi alvo de denúncia criminal apresentada pelo Procurador Geral do Estado, Daniel Soria. Ele acusa o presidente de "suposta prática dos delitos de sedição, abuso de autoridade e grave perturbação da tranquilidade pública".
O líder de esquerda afirma que o Congresso está utilizando poderes para impedi-lo de governar. Eleito em 2021, ele sofreu três pedidos de impeachment em menos de dois anos de governo.
Após o anúncio da dissolução do Congresso por parte de Castillo, a Suprema Corte do Peru classificou a atitude como golpe de Estado e destituiu o líder do poder. A vice-presidente, Dina Boluarte, vai assumir o cargo.
"Repudio a decisão de Pedro Castillo de praticar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. Trata-se de um golpe de Estado, que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com apego estrito à lei", escreveu Boulart em publicação no Twitter.
Rechazo la decisión de Pedro Castillo de perpetrar el quiebre del orden constitucional con el cierre del Congreso. Se trata de un golpe de Estado que agrava la crisis política e institucional que la sociedad peruana tendrá que superar con estricto apego a la ley.
— Dina Boluarte Z. (@DinaErcilia) December 7, 2022
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes