MUNDO
Putin visita o Vietnã depois de assinar acordo de defesa com a Coreia
País recebe há décadas armas de Moscou
Por AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou nesta quinta-feira,20, uma visita de Estado ao Vietnã, país ao qual Moscou fornece armas há décadas, um dia após assinar um acordo de defesa com a Coreia do Norte que preocupa as potências ocidentais.
O chefe de Estado russo agradeceu ao Vietnã por sua posição "equilibrada" sobre a Ucrânia em um artigo publicado no jornal do governista Partido Comunista do Vietnã (PCV).
Rússia e Vietnã também compartilham uma interpretação "similar" da situação na região Ásia-Pacífico, acrescentou.
Putin compareceu a uma reunião com o chefe de Estado vietnamita To Lam no palácio presidencial, durante uma cerimônia formal com direito a tiros de canhão e a presença de soldados.
O presidente russo visitou Pyongyang na quarta-feira e o dirigente norte-coreano Kim Jong Un chamou Putin de "melhor amigo" da Coreia do Norte.
Os dois países, unidos contra o que chamam de "hegemonia" dos Estados Unidos, assinaram um acordo de "associação estratégica global", que prevê assistência mútua "em caso de agressão" e um possível fortalecimento da "cooperação técnico-militar", segundo Putin.
Os Estados Unidos e seus aliados temem que a contínua aproximação possa resultar em novas entregas de munições e mísseis norte-coreanos à Rússia para a guerra na Ucrânia.
As ruas de Hanói foram decoradas com bandeiras da Rússia e um grande esquema de segurança foi determinado para receber Putin.
A Rússia continua vendendo grande parte das suas armas e equipamentos militares ao Vietnã, em um momento de tensão no Mar do Sul da China, onde Hanói está preocupado com os objetivos expansionistas de Pequim.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes