Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Rússia critica discurso de Macron, 'desconectado da realidade'

Macron alertou sobre o que chamou de "ameaça russa" que afetava "países europeus" e afirmou que a "agressividade" de Moscou "parece não conhece

AFP

Por AFP

06/03/2025 - 9:19 h
Presidente francês, Emmanuel Macron
Presidente francês, Emmanuel Macron -

A Rússia rejeitou, nesta quinta-feira,6, como uma “ameaça” as declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, que no dia anterior pretendia proteger a Europa com a ajuda da guarda-chuva nuclear francesa.

"É claro que é uma ameaça à Rússia. Se ele nos vê como uma ameaça" e "diz que é necessário (...) preparar o uso de armas nucleares contra a Rússia, é claro que é uma ameaça", disse o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, em uma entrevista coletiva.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Em um discurso programado na televisão na terça-feira, o presidente francês anunciou sua intenção de "abrir um debate estratégico" sobre a proteção do continente com a ajuda da guarda-chuva nuclear francesa.

Macron também alertou sobre o que chamou de "ameaça russa" que afetava "países europeus" e afirmou que a "agressividade" de Moscou "parece não conhecer fronteiras", três anos após o início da explosão na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, acusou o presidente francês de querer que “a guerra continue” na Ucrânia, num momento em que a Rússia e os Estados Unidos expressaram a sua intenção de avançar com as negociações de paz.

Peskov afirmou que o discurso de Macron "dificilmente pode ser percebido como um discurso de um chefe de Estado que está pensando na paz. A França, na verdade, está pensando em guerra", disse ele, também denunciando a "retórica nuclear" do presidente.

Macron “todos os dias faz declarações que estão completamente fora da realidade e contradizem suas declarações anteriores. Ele é um charlatão”, afirmou à porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, segundo a agência Ria Novosti.

O porta-voz acrescentou que Macron “terá que pedir desculpas à sua própria população por tê-la enganada”.

Tudo isso ocorre em um momento de aproximação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o russo Vladimir Putin, o que provoca o temor da imposição de uma paz entre os interesses da Ucrânia e da segurança da Europa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ameaça discurso Dmitri Peskov Emmanuel Macron europa guerra na ucrânia kremlin paz relações internacionais Retórica Nuclear Rússia Serguei Lavrov

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente francês, Emmanuel Macron
Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Presidente francês, Emmanuel Macron
Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Presidente francês, Emmanuel Macron
Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

Presidente francês, Emmanuel Macron
Play

Homem aceita ser engolido por anaconda em programa de TV; assista

x