MUNDO
Santo millennial: relíquia de Carlo Acutis desapareceu de paróquia
Objeto sumiu dois dias depois da canonização do santo

Por Isabela Cardoso

Uma relíquia de Carlo Acutis, recentemente proclamado o primeiro santo millennial da Igreja Católica, desapareceu de uma paróquia no estado de Mérida, na Venezuela. O sumiço foi confirmado por uma organização católica na última sexta-feira, 10, e causou indignação entre devotos.
O objeto levado é um pequeno pedaço de tecido classificado como “relíquia de terceiro grau”, por ter tido contato com Acutis. Ele estava guardado na paróquia Santo Domingo de Guzmán e desapareceu na quinta-feira, 9, quando a equipe da igreja acionou a polícia.
“Confiamos em Deus que a relíquia volte. Tem um valor espiritual imenso para todos nós”, afirmou Adrián García, coordenador do Grupo Juvenil San Carlo Acutis, que acompanha o caso.
Caso ocorre após canonização
O desaparecimento aconteceu apenas dois dias depois de Carlo Acutis ser oficialmente declarado santo pelo papa Leão XIV, em cerimônia realizada no Vaticano no último dia 7 de setembro, diante de 80 mil pessoas.
O jovem, que morreu em 2006 aos 15 anos em decorrência de leucemia, tornou-se símbolo da fé católica no mundo digital. Ele criou um site multilíngue catalogando milagres eucarísticos, o que lhe rendeu o título de “influenciador de Deus”.
Leia Também:
Símbolo para a comunidade
O episódio gerou comoção entre os fiéis locais, que veem a relíquia como uma forma de proximidade espiritual com Acutis. Para a Igreja, o objeto não tem valor material, mas representa um testemunho da vida de devoção do santo millennial.
As autoridades venezuelanas ainda investigam o caso, mas até o momento não há pistas sobre o paradeiro do tecido.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes