MUNDO
Condenação de Bolsonaro deve gerar reação dos EUA
Secretário de Estados dos EUA criticou os ministros do STF que votaram na prisão de Jair Bolsonaro, que foi condenado à 27 anos de pena

O secretário de Estados dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse, em entrevista nesta segunda-feira, 15, que os EUA vão anunciar, em alguns dias, medidas em resposta à condenação de Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente do Brasil, juntamente de outros sete réus, foram condenados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Os votos dos ministros foram concluídos na última quinta-feira, 11. Bolsonaro recebeu a pena de 27 anos e 3 meses de prisão.
Durante entrevista à Fox News, Rubio se referiu aos membros do STF como “juízes ativistas", que teriam perseguido Bolsonaro. Somado a isso, ele afirmou que a Corte teria tentado punir cidadãos americanos por meio de medidas “extraterritoriais”.
"Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar", afirmou.

Promessa de medidas
Ainda no dia em que a votação foi encerrada, Rubio prometeu que os EUA iriam responder “ de forma adequada a essa caça às bruxas" contra Bolsonaro.
Somado a isso, o presidente estadunidense, Donald Trump, classificou a condenação como “terrível” e disse estar “muito insatisfeito” com o julgamento. O republicano ainda comparou o caso com os processos judiciais que o mesmo passou.
Leia Também:
"Isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem", afirmou.
Relação sombria
Ainda no dia da condenação, o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou que a relação entre Brasil e EUA estaria em seu "ponto mais sombrio em dois séculos".
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes