Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUNDO

Senadores dos EUA tentam limitar o poder tarifário de Trump

Iniciativa, com poucas chances de se tornar lei, surgiu um dia após o líder republicano importar novas taxas sobre produtos de países de todo o mundo

Por AFP

03/04/2025 - 18:13 h
Presidente Donald Trump
Presidente Donald Trump -

Dois senadores americanos de partidos rivais igualaram, nesta quinta-feira,3, um projeto de lei que limitava a autoridade do presidente Donald Trump para estabelecer tarifas, exigindo a aprovação do Congresso para quaisquer novas implementações.

Leia Também:

A iniciativa, com poucas chances de se tornar lei, surgiu um dia após o líder republicano importar novas taxas sobre produtos de países de todo o mundo, fazendo com que os mercados de ações despencassem.

A Lei de Revisão do Comércio de 2025 exigia que Trump notificasse os legisladores sobre novas tarifas em até 48 horas após sua implementação, com uma explicação sobre seus fundamentos e uma análise de seus possíveis impactos.

Apresentada pelo republicano Chuck Grassley e pela democrata Maria Cantwell, a norma também exigia a aprovação do Congresso para as novas taxas em um prazo de 60 dias para evitar que expirassem.

O envolvimento de Grassley representa a segunda repreensão a Trump em poucos dias por parte de seu próprio partido, que controla as duas câmaras do Congresso e ofereceu pouca resistência aos seus primeiros meses desenfreados no cargo.

“Por muito tempo, o Congresso delegou sua autoridade clara para o comércio interestadual e internacional no Poder Executivo”, disse Grassley, que preside o poderoso Comitê Judiciário.

Cantwell, principal democrata do Comitê de Comércio, afirmou que o novo projeto de lei garantiria que as políticas comerciais baseadas em regras fossem "transparentes, consistentes e beneficiassem o público americano".

“Tarifas arbitrárias, especialmente sobre nossos aliados, prejudicam as oportunidades de exportação dos Estados Unidos e aumentam os preços para os consumidores e empresas americanas”, disse Cantwell.

O anúncio ocorreu após quatro republicanos do Senado romperem com Trump na quarta-feira, juntando-se aos democratas para aprovar uma medida que bloqueasse suas tarifas sobre as importações canadenses.

Ambos os projetos de lei precisam de dois terços de apoio em ambas as câmaras do Congresso para contornar o poder de veto do magnata e o presidente da Câmara, Mike Johnson, descartou levar a legislação canadense para debate na Câmara.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Chuck Grassley Comércio congresso Donald Trump economia EUA Maria Cantwell Política Senado Tarifas

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente Donald Trump
Play

Após 9 meses, astronautas “presos” no espaço estão a caminho da Terra

Presidente Donald Trump
Play

Vídeo: Mulher morre após cair de escada no dia do próprio aniversário

Presidente Donald Trump
Play

Praias ficam cobertas de neve durante inverno nos EUA; assista

Presidente Donald Trump
Play

Avião capota durante o pouso e deixa pelo menos 8 feridos

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA