Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TESTES

Tentativas de Musk ir à Marte fracassam após explosão de foguetes

Quatro explosões da Starship foram registradas apenas em 2025

Redação

Por Redação

21/06/2025 - 18:44 h | Atualizada em 21/06/2025 - 19:31
Musk
Musk -

Elon Musk segue na busca para conseguir chegar a Marte. Mas para isso, os foguetes da empresa dele, a SpaceX, avaliada em US$ 350 bilhões, precisam parar de explodir.

Após outra falha no Texas, a empresa enfrenta desafio para lançar a missão interplanetária prevista para 2026, prazo para alcançar o planeta vermelho. Só em 2025, já foram registradas quatro explosões da Starship.

Tudo sobre Mundo em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

A mais recente falha foi na última quarta-feira, 18, quando o protótipo Starship 36 explodiu durante um teste estático de solo em Boca Chica, no Texas. O veículo, que deveria passar por uma simulação de ignição, foi destruído antes de decolar.

A Reuters informou que a causa preliminar foi a falha de um tanque de nitrogênio pressurizado, que rompeu abaixo do limite de segurança, o que gerou uma reação em cadeia ao entrar em contato com os propelentes metano e oxigênio líquido usados no sistema de propulsão.

Apesar do histórico de explosões, Musk afirmou que pretende lançar uma missão não tripulada a Marte em 2026. O objetivo depende de aproveitar a chamada janela de transferência entre a Terra e Marte, um curto período que ocorre aproximadamente a cada 26 meses, quando os dois planetas estão mais próximos, a cerca de 55 milhões de quilômetros de distância. Perder essa janela significa esperar até 2028 para uma nova oportunidade, com maior custo de combustível e viagem mais demorada.

A SpaceX vai precisar resolver os desafios técnicos. O mais ambicioso deles é o reabastecimento orbital: a nave Starship vai precisar ser abastecida no espaço com propelente criogênico, metano líquido e oxigênio líquido, antes de seguir viagem rumo a Marte. O procedimento nunca foi realizado com sucesso por nenhuma agência espacial.

A Spacex disse que vão ser necessários entre 8 e 14 lançamentos adicionais de veículos-tanque Starship para transferir combustível ao Starship principal em órbita baixa da Terra. Cada tanque vai transportar 1.200 toneladas de propelente, exigindo coordenação milimétrica, estabilidade orbital e sistemas automatizados de acoplamento e transferência em microgravidade.

O sistema de reabastecimento orbital é considerado hoje o maior gargalo técnico da missão marciana, já que é inédito e exige que os propelentes sejam mantidos em temperaturas criogênicas por dias ou semanas em órbita, algo que envolve o uso de tanques superisolados e sistemas ativos de controle térmico. Existe aínda um grande risco de ebulição ou perda parcial do combustível.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

elon musk explosões foguetes Fracasso Marte tentativa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Musk
Play

Fim dos tempos? Homem flagra animal conhecido como 'fantasma branco'

Musk
Play

Polícia identifica “intercâmbio” de membro do CV na Ucrânia para treinamento de guerra

Musk
Play

Presidente mexicana é assediada sexualmente na rua; veja vídeo

Musk
Play

Homem aceita ser engolido por anaconda em programa de TV; assista

x