MUNDO
Tóquio quer implementar semana de 4 dias de trabalho
Medida tem o objetivo de impulsionar a natalidade
Por Redação
Tóquio vai mudar a sua política trabalhista devido a crise população que o Japão vem enfrentando. Para frear o alto envelhecimento na cidade, o governo metropolitano decidiu instaurar uma semana de trabalho com apenas quatro dias.
A medida começa a valer somente em abril de 2025. A ação é considerada significativa visto que se trata de um dos maiores empregadores do país. Além da mudança de jornada do trabalho, a agência também reforça seus benefícios de licença para cuidar de crianças, permitindo que algumas pessoas trabalhem menos horas por dia para equilibrar melhor suas responsabilidades domésticas.
“Continuaremos a revisar os estilos de trabalho de forma flexível para garantir que as mulheres não tenham de sacrificar suas carreiras devido a eventos da vida, como parto ou criação de filhos”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, em um discurso na semana passada, informou o Japan Times.
Leia mais
>> Luigi Mangione: Suspeito de matar CEO em NY carregava manifesto
>>Mulher morre em voo que fazia rota Brasília a Miami
>>Presidente do Peru defende pena de morte para estupradores de crianças
As novas políticas levam em conta a queda da taxa de natalidade no Japão. De janeiro a junho, o país registrou 350.074 nascimentos, uma queda de 5,7% em relação ao mesmo período em 2023, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
A taxa de fertilidade total do país, que representa o número de filhos que uma mulher tem em sua vida, estava em 1,2 em 2023, e em Tóquio, a taxa de natalidade foi ainda mais baixa, em 0,99. Para manter uma população amplamente estável, é necessária uma taxa de natalidade de 2,1, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A idade média de um cidadão japonês é de 49,9, segundo a Central Intelligence Agency. Nos EUA, a idade média é de 38,9.
Nesse sentido, horários flexíveis e a capacidade de trabalhar remotamente têm sido frequentemente sugeridos como uma forma de ajudar as mulheres, em particular, a conciliar as responsabilidades do trabalho e da vida doméstica. Também vale a pena observar que existem algumas armadilhas em potencial para as mulheres quando se trata de trabalho remoto. No entanto, as empresas com exigências rígidas de descanso estão perdendo talentos femininos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes