MUNDO
Trump anuncia que adiará proibição do TikTok nos EUA
Ele propôs que a plataforma seja controlada em 50% por acionistas americanos
Por Redação
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo, 19, que vai suspender a lei que proíbe o TikTok no país e propôs que a plataforma seja controlada em 50% por acionistas americanos.
Uma lei aprovada pelo Congresso em 2024 para banir a rede social sob controle da chinesa ByteDance entrou em vigor neste domingo, e o TikTok suspendeu o aplicativo nos Estados Unidos, deixando a plataforma inacessível para seus mais de 170 milhões de usuários americanos.
"Gostaria que os Estados Unidos tivessem a propriedade de 50% de uma empresa conjunta", afirmou Trump em sua rede Truth Social. Ele também disse que o decreto que será emitido na segunda-feira estenderá o prazo da proibição. "Dessa forma podemos chegar a um acordo", explicou.
Trump disse que sua "ideia inicial" é criar "uma joint venture entre os atuais proprietários" do TikTok "e/ou novos proprietários, por meio da qual os Estados Unidos obteriam 50% da propriedade da empresa conjunta".
O TikTok foi fundado e é controlado pela chinesa ByteDance. A nacionalidade da empresa levou autoridades americanas a se preocupar com o acesso do governo da China a dados de cidadãos americanos por meio da rede social.
"Sem a aprovação dos EUA, não há TikTok", continuou Trump. "Com a nossa aprovação, ele vale centenas de bilhões de dólares — talvez trilhões."
A lei que força a venda da operação americana da rede social sob pena de suspensão nos EUA foi sancionada pelo presidente Joe Biden no ano passado e confirmada na semana passada pela Suprema Corte do país após meses de batalha judicial.
O tribunal superior decidiu que a lei não infringe o direito à liberdade de expressão e que o governo dos EUA demonstrou que suas preocupações com a segurança devido à propriedade chinesa da plataforma são legítimas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes