PORTAL MUNICÍPIOS
Desfile Cívico da Gleba E abre celebrações da Independência do Brasil
Cerca de 2 mil estudantes, além de grupos culturais, fanfarras e bandas marciais, encantaram o público
Por Loren Beatriz Sousa
Quem compareceu ao desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, na manhã deste ensolarado 7 de setembro (sábado), no bairro Gleba E, testemunhou mais do que a celebração de uma grande conquista histórica. Os camaçarienses viram passar, numa avenida repleta de cor e de música, representações de um fio do tempo que mostrou o passado e o futuro conectados às ações, escolhas e aprendizagens do presente. Cerca de 2 mil estudantes, além de grupos culturais, fanfarras e bandas marciais, encantaram o público com performances inspiradas no tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”.
Leia mais:
>> Baixo público e racha: confira bastidores do 7 de Setembro na Barra
>> "Movimento fraco", dizem ambulantes no 7 de Setembro
>> Ten Coronel exalta a importância da tradição do 7 de Setembro
Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o desfile da Gleba E abre a série de celebrações cívicas que acontecem no mês de setembro no município. A titular da pasta da Educação, Neurilene Martins, destacou a relevância da temática escolhida. “É um tema que aguça na sociedade esse senso de propósito, na proporção em que nos faz refletir sobre como o futuro se desdobra a partir dessa responsabilidade compartilhada, desse compromisso com o cuidado e desenvolvimento das nossas crianças, garantindo a cada uma delas o acesso à escola cada vez mais parecida com o sonho das famílias”, comentou.
Sendo cinco unidades da rede pública municipal e uma particular, seis escolas participaram do desfile, levando a energia e a alegria contagiante dos alunos para a Gleba E. Como foi o caso da estudante Sofia Oliveira, 14 anos, da Escola Municipal Anísio Teixeira. “Nossa turma está homenageando as escolas antigas, com vestes inspiradas nos fardamentos daquela época, que nossos pais e avós vestiram. Amei a ideia e estou achando muito legal participar”, contou. A aluna Geovana dos Santos, 6 anos, da Escola Experimental Marina Tavares Cardoso, também era pura animação. “É a primeira vez que participo e estou achando muito divertido”, disse.
A população elogiou as apresentações dos estudantes e dos grupos culturais, como é o caso de Naikson Oliveira, 26 anos, morador do bairro Parque Verde. “É o dia em que eu comemoro não só a Independência do Brasil, mas também o meu aniversário. Sempre que possível acompanho o desfile, e, dessa forma, já vou entrando no clima festivo”, afirmou. Já Lúcia Lopes, 79 anos, mudou-se para Camaçari há 4 meses e prestigia o desfile pela primeira vez. “É uma tradição linda, tudo muito bonito. Ano que vem, com a permissão de Deus, estarei aqui novamente”, comentou.
Além das escolas, grupos culturais, fanfarras e bandas marciais, outras entidades e instituições também participaram do desfile cívico, que abre as celebrações do 7 de Setembro no município, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, o Tiro de Guerra, a Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, o Juizado da Infância e Juventude, e a Defesa Civil de Camaçari. A celebração pelo Dia da Independência do Brasil continua pela tarde, com a realização do tradicional desfile cívico na localidade de Parafuso.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes