Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS

ABUSO DE PODER

MPE diz que prefeita de S. Sebastião do Passé tenta dilatar processo

Prefeita reeleita em São Sebastião do Passé é acusada de abuso de poder

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Prefeita de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata (PSD) é acusada de querer ganhar tempo em processo
Prefeita de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata (PSD) é acusada de querer ganhar tempo em processo - Foto: Reprodução

Após a juíza Andrea de Souza Tostes, determinar prazo, o Ministério Público Eleitoral afirmou que a tentativa da defesa de Nilza da Mata (PSD) prefeita reeleita de São Sebastião do Passé, de prorrogar o prazo processual fixado pela magistrada “só tem um fundamento, que é de dilatar o processo, mas não a prova, que está nos autos”.

Nilza da Mata e o vice-prefeito, Luciano Lago (Avante), são acusados de reajustar salário dos professores efetivos em 8%, o que representa mais que o dobro dos 3,65% da recomposição salarial pela inflação permitida nos 180 dias antes das eleições até o dia da posse dos candidatos eleitos.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Na última manifestação da ré, cinco dias após prazo determinado pela juíza e dois dias após as eleições, a defesa de Nilza voltou a contestar a perícia técnica do Ministério Público da Bahia (MP-BA), e solicitou uma perícia independente.

“Nada acrescentariam ou afetariam a fria e dura realidade dos cálculos matemáticos explanados, que se permaneceriam rígidos como rocha sem qualquer arranhão”, discordou o promotor de Justiça Eleitoral, Thiago Lisboa Bahia.

De acordo com o promotor, os dados utilizados pelo setor de inteligência do MP-BA são públicos e foram puxados dos meios oficiais.

“Não só no Brasil sendo o índice IPCA do Banco do Brasil site oficial, mas enfrenta a questão tão a fundo que vai trazer o número da inflação dentro do município de São Sebastião do Passé, segundo a LDO Municipal [Lei de Diretrizes Orçamentárias]! Justamente para que não se dita que estaria nivelando todos os municípios pelo índice brasileiro!”, detalhou.

Thiago Bahia diz ainda que os números “são duros, frios e irrefutáveis. E neste caso, infelizmente imutáveis quantas vezes forem repetidos”.

“Excelência, direito é fluido, mas números não mentem e não são subjugados ao sabor da inteligência do douto patrono da parte ré (que louvamos sim pela perspicácia e competência)”, anotou.

Sobre os novos documentos anexados pela defesa para tentar comprovar a suposta “inexistência de pagamentos acima dos índices cominados em lei”, o MPE-BA garante ser “completamente irrelevantes para o resultado da lide que não passa de um simples cálculo de inflação no ano, nada mais” e reitera o pedido de julgamento antecipado do processo que pede a cassação do registro de candidatura dos postulantes com base nas sanções previstas em Lei.

“Não nos dá prazer a presente ação, não nos dá energia ou alegria a presente ação, entretanto deve fazer seu dever funcional o MPE”, cita o promotor.

Caso a denúncia do MPE-BA seja acatada pela Justiça Eleitoral, o Código Eleitoral (CE) prevê a realização de eleição suplementar, quando há a anulação de mais da metade dos sufrágios validados. Nilza e Luciano obtiveram 64,94% dos votos válidos nas últimas eleições.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Abuso de poder mpe nilza da mata processo professores reajuste São Sebastião do Passé

Relacionadas

Mais lidas