INSTALAÇÃO
Refinaria de petróleo deve gerar 400 empregos em Alagoinhas
Gustavo Carmo, recebeu representantes da Stanley Oil para reunião de prospecção sobre instalação de refinaria de petróleo no município
Por Redação

O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), recebeu nesta sexta-feira, 21, representantes da Stanley Oil para uma reunião de prospecção sobre a instalação de uma refinaria de petróleo na cidade. A estimativa é que o empreendimento, avaliado em R$ 1 bilhão, cause um impacto positivo na economia municipal, gerando cerca de 400 empregos diretos e indiretos já na primeira etapa.
De acordo com informações da equipe da Stanley Oil, a implantação da empresa vai demandar uma área de 50 mil metros quadrados, com investimento inicial de 500 milhões de reais e a geração de pelo menos 300 empregos imediatos.
Segundo o prefeito, a a região da entrada de Buracica, que teria a capacidade para acomodar a refinaria, foi sugerida para a empresa.
“A Stanley Oil, que é uma empresa de Fortaleza, está prospectando áreas na Bahia para a instalação de uma refinaria. Essa articulação, liderada pelo deputado estadual Radiovaldo Costa, nos traz grande expectativa para que esse acordo se concretize. Esperamos que Alagoinhas seja colocada como a primeira opção da empresa. Para isso, já saímos da reunião com algumas definições importantes, como a possível localização do empreendimento”, disse Gustavo Carmo.
“Um empreendimento desse porte vem para fortalecer a nossa região e a Bahia como um todo, pois contribui para a oferta de combustíveis mais baratos. Após essa primeira etapa, realizaremos outras tratativas para que o próximo passo seja a marcação da assinatura do protocolo de intenções, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Juntos, esperamos firmar o compromisso da vinda da Stanley Oil para a nossa cidade”, prevê o prefeito.
Leia Também:
O deputado estadual Radiovaldo Costa (PT), especialista na área, explica a importância de um investimento desse porte para o município.
“Para Alagoinhas e para a Bahia, esse projeto é extremamente positivo, pois trata-se de uma indústria estratégica, que envolve alta tecnologia, grandes investimentos e, consequentemente, atrai outros negócios. Estamos torcendo para que esse empreendimento se concretize, pois já contamos com o apoio do prefeito Gustavo Carmo, que abraçou a ideia de imediato. O petróleo baiano nasce em Alagoinhas, e espero que a cidade receba, pela primeira vez, uma refinaria desse porte, algo que certamente atrairá outras empresas, empregos e mais arrecadação para o município”, avaliou.
O deputado federal Joseildo Ramos (PT) destacou ainda a importância da geração de emprego e renda a partir da instalação da empresa, e ressalta o papel dos agentes públicos na atração de novos negócios para o município.
“Os governos Federal, Estadual e Municipal estão alinhados, em busca de melhorias para Alagoinhas. Sabemos da importância de um projeto dessa magnitude para a produção de petróleo nos campos maduros, especificamente do petróleo leve e parafinado, que é altamente valorizado na indústria”, conclui.
Representando os vereadores de Alagoinhas, Juci Cardoso reforçou que a instalação de uma refinaria faz parte do plano de desenvolvimento da gestão Gustavo Carmo.
“Vem estimular toda a cadeia produtiva de petróleo e gás, mas vai além disso, promovendo a geração de emprego e renda, qualificação profissional e desenvolvimento econômico. Esperamos conseguir viabilizar a instalação dessa refinaria, ampliando a capacidade de investimento no município, atendendo diretamente às demandas da população”, afirmou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes