MÚSICA
Representante pede mais respeito aos blocos afro: “Segregação racial”
Presidente da Liga dos Blocos Afros disse que entidades precisam ter mais visibilidade
Por Bianca Carneiro e Edvaldo Sales
Presidente da Liga dos Blocos Afros, Cláudio Araújo fez um discurso potente durante o VI Fórum do Carnaval de Salvador na manhã desta quarta-feira, 18. Segundo ele, as entidades precisam ter mais visibilidade, pois ainda enfrentam um processo de “segregação racial”.
“A gente tem que fazer e não ser visto [...] A sensação que temos é que nós fomos e somos furtados a cada festa, a cada momento que acontece nessa cidade. Eu acredito que fóruns como esse aqui devem acontecer mais vezes, que precisamos rediscutir”.
Leia também:
>>> Bruno Reis descarta exclusão do Circuito Barra/Ondina em sua gestão
Citando o Malê Debalê, Cláudio afirmou que os blocos afro não são televisionados pela imprensa como outras agremiações e acabam ofuscados por outras atrações e até mesmo por ações de conservação dos circuitos.
“O bloco não consegue andar pelo tamanho do bloco, e porque ele não foi organizado, não foi estruturado para tal coisa [...] A gente precisa dialogar, aqui ninguém quer ficar rico de carnaval, mas a gente precisa ter os mesmos direitos. Eu pergunto a vocês, quando esse carnaval é dividido por cotas, o que é vendido mesmo?”, provocou.
O circuito vai mudar?
E pelo visto o debate sobre uma possível mudança de circuito no Carnaval está longe de terminar. O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, falou ao Portal A TARDE sobre as questões envolvendo o circuito Barra-Ondina e a criação de um novo percurso na orla da Boca do Rio.
Isaac reafirmou que não há possibilidade da Barra-Ondina ser substituída em 2025. No entanto, ele disse que o remanejamento de circuitos não está totalmente descartado no futuro, pois a análise da questão deve voltar a acontecer após a folia do ano que vem.
“É uma discussão que, para 2025, está morta. Acho que após 2025, depois da gente avaliar o Carnaval, haverá o retorno dessa discussão. A prefeitura está super aberta, tanto para ficar, como para ampliar esse circuito. Então, vai depender muito dessa conjuntura, de um consenso”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes