ENTENDA
Caso de boxeadora nas Olimpíadas: o que é intersexo?
Argelina Imane Khelf se tornou assunto nas redes sociais após competir nas Olimpíadas
Após a boxeadora argelina Imane Khelf vir ao holofote durante as Olimpíadas Paris 2024, em competição contra a italiana Angela Carini, que é transexual, muita desinformação quanto a sexualidade de Imane começou a circular nas redes sociais. Muitas publicações alegam que a atleta, na verdade, é transgênero.
Veja também:
>>>COI reitera apoio a boxeadoras envolvidas polêmica nos Jogos de Paris
>>>É OURO!!! Brasileira Beatriz Souza é campeã no judô
Geneticamente, o homem nasce com o cromossomo Y, que é masculino. Já a mulher nasce com o cromossomo X, o feminino. No caso de Imane, ela nasceu com uma condição em que tem órgãos genitais femininos, mas tem cromossomos sexuais XY, que determinam o sexo masculino. Apesar disso, ela se identifica como mulher.
Qual a diferença entre uma pessoa intersexo e transgênero?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Intersexos (Abrai), intersexo é um termo generalista que engloba todas as condições biológicas que não se encaixam nas definições de masculino e feminino. Já transgênero, é quando a pessoa nasce com o órgão genital feminino, mas se identifica e sente como homem, muitas vezes desde a infância.
A italiana Angela Carini desistiu da disputa com menos de 50 segundos de luta e não deixou a competição por causa da condição de Imane. Em entrevistas, ela disse que desistiu por causa de dores no nariz.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro