EDITORIAL
Caneta de peso
Confira o editorial de A TARDE desta terça-feira
Por Editorial

Ajustar-se a um padrão de suposta beleza, sem demora, livrando-se das “gordurinhas”, sem precisar de sessões de “academia” nem sofrer com o abandono da arte culinária, devido à redução de apetite. Com tantas facilidades, dispensando-se o controle da balança por métodos convencionais, está em expansão acelerada um mercado clandestino de clientes dispostos a adquirir as “canetas de emagrecer”.
A série de reportagens “O Peso da Caneta”, publicada no Portal A TARDE, visita este cenário cheio de nuances, envolvendo o debate moral do uso da ciência, o impacto das tecnologias e o novo e inusitado tipo de tráfico. É possível identificar, na inequívoca carência de valores morais nas escolhas pelo medicamento, um desprezo, não apenas pela própria saúde, mas também pelo bem-estar dos destinatários do remédio, os portadores de diabetes.
O planejamento meticuloso dos assaltos a farmácias sugere a formação de organizações criminosas, atuando os executores do plano em horários de menor movimento, ao anunciarem o objetivo da inconveniente visita. Por volta de 23 horas, finais de semana ou horário de almoço, as duplas avançam sobre os trabalhadores, um deles com um saco de armazenamento e outro armado, responsável pela abordagem criminosa.
Trata-se, portanto, de uma rede formada por quem sai para roubar; seus chefes; e do outro lado, uma clientela ansiosa para satisfazer o desejo de um corpo mais leve, mesmo sem saber se o produto foi bem guardado. Uma pequena mudança de temperatura pode alterar o efeito do produto, com consequências imprevisíveis, pois é preciso caixa térmica e embalagens apropriadas com dispositivos de controle térmico.
Como agravante, engrenagens virtuais de trocas de mensagens formam “feiras” de compra e venda na internet, protegidas por sigilo, sem certeza de a mercadoria ter procedência confiável, não-raro tratar-se de fraude. Infiltrar-se nestes grupos é uma estratégia dos policiais, entre outras, ao investigarem os autores dos ilícitos, em busca do lucro fácil via ilegal prestação de serviço.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes