OPINIÃO
Justiça em construção
Confira o editorial do jornal A TARDE deste domingo, 9

Por Editorial

Comprovadamente uma das maiores fraudes, senão a maior, da história do Judiciário, alcançando escala planetária, a Operação Lava-Jato produziu, entre outros males, a desarticulação do vitorioso setor produtivo da construção civil.
Uma das empresas atingidas, a Metha, herdeira da baiana OAS, está na expectativa de retomar seu poderio, graças à possível reestruturação da companhia, a depender do andamento do processo de recuperação judicial.
O ato mais recente, conforme noticiou A TARDE no final de outubro, foi o pedido de vista do julgamento do agravo de instrumento por parte da presidenta da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Marielza Brandão.
O julgamento será retomado em período breve, quando trabalhadores e credores aguardam boa notícia, em forma de decisão da magistratura, da qual depende a economia, na expectativa de recuperação dos investimentos e dos empregos.
Não apenas esta incorporadora, também a Odebrecht, a maior delas; Andrade Gutierrez, UTC e Camargo Correia foram duramente atingidas, em hipótese de intencionalidade para prejuízo do Brasil, dado o sucesso da trama.
O efeito “dominó”, peça chamando peça, desatou a sangria, esvaziando-se o setor em 500 mil empregos diretos, provocando destruição de vidas e lares, por força da demolição de milhões de firmas fornecedoras.
Alcançou a infame armadilha a educação de nível superior, perturbando a formação de engenharia civil e graduações afins, ao produzir desistências e rejeições, reduzindo ordenados e inibindo a produção de conhecimento no país.
O desserviço imposto pelo conluio tem provocado a invasão de companhias estrangeiras no setor. Liderança inconteste no mercado mundial, o aparato brasileiro voltado para infraestrutura pode ser recuperado – para tanto, um passo decisivo precisa do martelo da “Justiça” no sentido institucional, ao resgatar a justiça como virtude.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
