POLÍTICA
AGU vai regulamentar a Procuradoria de Defesa da Democracia
Organismo deve "promover resposta a medidas de desinformação à eficácia de políticas públicas"
Por Da Redação
A Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo de trabalho para regulamentar a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD). O decreto que institui o grupo foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, 20.
A criação da PNDD, que pretende se inspirar em modelos de combate à desinformação que já funcionam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Superior Tribunal Federal (STF), foi anunciada pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, quando tomou posse à frente do órgão, no dia 2 de janeiro.
Segundo ele, o novo departamento vai contribuir “com os esforços da democracia defensiva e promover pronta resposta a medidas de desinformação e atentados à eficácia de políticas públicas”.
O ex-procurador-geral da Fazenda Nacional (PGFN), de 42 anos, coordenará a equipe de regulamentação e indicará outras duas pessoas para compor o grupo. Organizações da sociedade civil, conselhos profissionais, associações, pesquisadores e o Ministério da Justiça foram convidados para participar das reuniões.
A criação da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia tem sido fortemente criticada pela base de oposição ao governo, que alega que a estrutura "servirá de patrulha do pensamento e censura" e também questiona se a criação de um órgão regulamentador seria uma real "necessidade ou uma forma de controlar críticas às políticas públicas do país".
Responsável pela representação jurídica do governo, a AGU disse que "sob nenhuma hipótese cerceará opiniões, críticas ou atuará contrariamente às liberdades públicas consagradas na Constituição".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes