POLÍTICA
Atlasintel: Lula supera Bolsonaro em temas cruciais para o governo
Pesquisa mostra também acertos da gestão petista até aqui
Por Eduardo Dias

Em comparação com a gestão anterior de Jair Bolsonaro (PL), o governo do presidente Lula (PT) vem demonstrando um desempenho melhor em áreas estratégicas para o seu terceiro mandato, como a recuperação das relações internacionais, melhoria no ambiente de negócios e criação de empregos, comércio internacional, direitos humanos e igualdade racial, políticas sociais e redução de pobreza.
De acordo com a pesquisa Latam Pulse/Atlasintel de Junho, divulgada nesta terça-feira, 8, na tentativa de recuperar a imagem do Brasil no exterior, Lula leva vantagem com 48 p.p ante 46p.p de Bolsonaro, mesmo resultado mostrado no levantamento para as demais áreas citadas.

Acertos do governo
Na seção de erros e acertos do governo Lula, os respondentes da pesquisa avaliaram que temas como a gratuidade para todos os medicamentos e itens do farmácia popular, isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, retomada do programa minha casa, minha vida, além da retirada de garimpeiros de reservas indígenas e ambientais e liberação do saque FGTS retido são acertos da gestão petista até aqui.

Outros pontos citados são: programa de renegociação de dívida da população (Desenrola), retomada do programa Mais Médicos, incentivo para alunos do ensino médio público de famílias de baixa renda com o programa Pé-de-Meia e o novo PAC, programa de aceleração do crescimento.
Avaliação positiva
A estratégia do Palácio do Planalto em lançar a campanha ricos x pobres ao defender a taxação dos super-ricos, como justiça tributária, vem surtindo efeito na imagem do presidente Lula (PT).
O levantamento mostrou uma recuperação na aprovação da gestão do petista, que subiu 2,1 pontos percentuais, no mês de junho. Esse é o maior patamar do ano registrado, em comparação com a série temporal.
Nesse sentido, os dados da pesquisa mostram que 47,3% dos brasileiros aprovam o governo. Já outros 0,9% dos entrevistados pelo instituto não souberam responder ao questionamento. A desaprovação do terceiro mandato de Lula também apresentou queda. Apesar de superar os números da aprovação, quando comparado ao mês de maio, a rejeição ao petista caiu em 2 pontos, de 53,7% para 51,8%.
Para a edição de Junho de 2025, a pesquisa contou com uma amostra de 2.621 respondentes da população adulta brasileira, com uma margem de erro de ±2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Os dados foram coletados entre 27 e 30 de Junho de 2025.
Atlasintel/A TARDE
O Instituto Atlasintel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a Atlasintel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado durante as eleições municipais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes