ALBA
Após atraso de ofício, abertura das inscrições do TCM fica para quinta
Informação foi confirmada pelo presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD)
Por Gabriela Araújo
As inscrições para a tão desejada cadeira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estavam previstas para serem abertas nesta quarta-feira, 7, contudo, um impasse na burocracia governamental deve atrasar o início da largada para a escolha do novo nome que ocupará a Corte.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), o ofício que comunica a abertura das vagas para o cargo não foi enviado à Casa, assim como o esperado.
“Eu esperava que fosse abrir amanhã, mas [o ofício] não chegou à Casa. Eu fui informado pelo gabinete do governador que chegaria hoje. A essa hora, não chegará mais”, disse o pessedista ao Portal A TARDE, nesta terça-feira, 6.
Há expectativa de que o documento seja encaminhado à Alba ainda amanhã para que seja publicado no Diário Oficial do Legislativo de quinta-feira, 8. Caso isso aconteça, as inscrições serão abertas no dia 8. Para o chefe da Alba, o atraso pode ter ocorrido devido aos “problemas burocráticos”.
Cenário
A disputa para o cargo deixado pelo conselheiro Fernando Vitta, em dezembro do ano passado, conta três pré-candidaturas, sendo duas da base governista e uma da oposição, são eles: os deputados Paulo Rangel (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB), e o ex-presidente da Casa, Marcelo Nilo (Republicanos), respectivamente.
Entre os nomes postos, o mais provável a se apossar-se da cadeira é Rangel. Isso porque, o petista articulou importantes apoios e assegurou 34 promessas de voto entre os parlamentares, número superior ao mínimo necessário para ser eleito.
O deputado conta com apoio próprio partido, com nove deputados estaduais; do PSD, que também tem nove parlamentares; e das bancadas conhecidas como G+ e G8, cada uma com oito parlamentares.
Mesmo compondo a Federação PT-PCdoB e PV, Falcão não abre mão de disputar o cargo e continua resistente à retirada da sua candidatura. Conforme antecipado pelo Portal A TARDE, ventilam-se nos bastidores, a possibilidade de alguns deputados de oposição apoiar a candidatura do comunista. A medida é cogitada, caso Falcão se rebele na base do governo e lançar uma candidatura independente.
Para ter chances reais no páreo, o parlamentar precisa ter 13 assinaturas para protocolar a inscrição ou ser inscrito pela Mesa Diretora.
O prazo para as inscrições ao TCM deve ser encerrado após o Carnaval, com o retorno das atividades legislativas. As eleições estão previstas para acontecer em março. A votação para este tipo de cargo é secreta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes