Atlas/Intel: CEO detalha metodologia em primeira pesquisa 2024 | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Atlas/Intel: CEO detalha metodologia em primeira pesquisa 2024

A TARDE vai divulgar primeira mostra sobre dados da disputa eleitoral de Salvador nesta terça, 12

Publicado segunda-feira, 11 de março de 2024 às 11:05 h | Atualizado em 19/03/2024, 14:46 | Autor: Da Redação
Dia de eleição em colégio da capital baiana
Dia de eleição em colégio da capital baiana -

Como já antecipado, o Grupo A TARDE terá a exclusividade na divulgação das pesquisas Atlas/Intel que ocorrerão, inicialmente, em 10 dos maiores municípios baianos. Para detalhar o processo de divulgação, o CEO do instituto, Andrei Roman, esteve, na manhã desta segunda-feira, 11, em entrevista no programa Isso é Bahia, do A TARDE FM.

Em conversa com o A TARDE, Andrei citou que a logística usada para as pesquisas municipais não é diferente da realizada nas eleições presidenciais e especificou as etapas.

“A metodologia clássica é a mesma. A gente vai contar com uma geolocalização dos respondentes a nível de bairro, em cada um dos municípios, vamos coletar uma riqueza de informações de ponto de vista de perfil demográfico, para cada um dos respondentes. A coleta vai ser aleatória, mais uma vez, então em processo de navegação padrão, no dia a dia na internet, as pessoas vão se deparar com anúncios para responder as pesquisas, de forma completamente aleatória, os questionários contaram com edificadores únicos de segurança, então não será possível compartilhar os anúncio com outras pessoas para que a pesquisa chegue em usuários que não sejam incluídos na amostra sem que eles tivessem sidos contemplados inicialmente pelo sistema” disse, acrescentando que já uma lista grande de qualidade amostral.

Leia mais

>> A TARDE e AtlasIntel renovam parceria e lançam primeira pesquisa 2022

“A gente espera que mais uma vez esses passos metodológicos , alguns deles bastante populares, resultem em uma coleta bastante robusta”, ressaltou.

Roman também especificou que o Atlas é um dos poucos institutos brasileiros que têm uma repercussão internacional, como nos Estados Unidos e Argentina, que recentemente a metodologia foi o único que conseguiu antecipar o corretamente o vencedor da eleição presidencial argentina, no primeiro e no segundo turno.

“Nessa eleição [da Argentina] contamos com alguns aprimoramentos metodológicos, uma pauta muito técnica para entrar e muitos detalhes, mas podem ter certeza de que nossas pesquisas contarão com a mesma qualidade metodológica, seriedade, imparcialidade, que as pessoas perceberam nas eleições para governador em 2022, que foi a primeira vez na história da Bahia que uma pesquisa conseguiu antecipar dentro de uma margem de erro para a eleição”, disse.

Eleição conservadora

O CEO também falou sobre a nova tendência no mundo do avanço do apoio dos eleitores à extrema direita e afirmou que no Brasil não tem seguido a mesma linha.

“Existe um ânimo global do fortalecimento da extrema direita, existem certos fatores que ajudam a extrema direita a se consolidar e o Brasil hoje em dia tem duas preocupações em particular que fortalecem a direita mais radical: a corrupção, de fato foi assim que a extrema direita se consolidou no Brasil pela primeira vez durante as investigações da lava jato, a gente lembra das grandes revelações midiáticas, durante o lavajatismo, que chegou a ser um fenômeno midiático e que depois reverberou nas eleição de bolsonaro; e hoje em dia também, talvez desde o início, mas hoje em dia mais, o aumento da criminalidade”,

Andrei também relatou que o ritmo tem se estendido para o Nordeste, principalmente por conta da criminalidade.

“O aumento dos crimes violentos, são indicadores objetivos de uma piora da questão da segurança pública, isso sem dúvida, fortalece o discurso de moldura contra o crime e a corrupção que é uma das marcas da direita, isso no caso da Bahia, existe uma preocupação com essa questão”, completou.

A primeira pesquisa, com as intenções de voto para Salvador, será publicada na terça-feira, 12, nos portais e edições impressas de A TARDE e MASSA!, com repercussão no A TARDE Play e nas redes sociais do grupo e também no programa “Isso é Bahia”, da rádio A TARDE FM (103.9), com Jefferson Beltrão, Ernesto Marques, e os comentários de Levi Vasconcelos e do analista político Pedro Menezes.

Confira: 



Publicações relacionadas