BICENTENÁRIO
Bruno Monteiro planeja celebrar o 2 de Julho durante todo o ano
Novo secretário de Cultura tomou posse nesta sexta-feira, em cerimônia no Teatro Castro Alves
Por João Guerra E Eduardo Tito
O produtor cultural Bruno Monteiro assumiu a secretaria de Cultura da Bahia na tarde desta sexta-feira, 6, em cerimônia realizada no Teatro Castro Alves, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Jornalista por formação, Bruno Monteiro, 39 anos, participou da produção de artistas como Caetano Veloso e coordenou a produção do documentário “Democracia em Vertigem”, dirigido por Petra Costa, e indicado ao Oscar em 2020.
O novo secretário de Cultura falou sobre o início dos trabalhos à frente da pasta e a missão de interiorizar a cultura na Bahia.
"O Governador reforçou isso no momento em que me convidou, em todas as nossas conversas e, hoje pela manhã, reforçou isso. Ele disse: 'Bruno, a gente quer a cultura, as políticas estaduais com presença em todo estado e, para isso, a gente compreende não só os espaços culturais e os teatros como ambientes culturais, mas também as escolas, as praças, onde for possível a cultura estar presente. Ela estará para que realmente a sua presença seja forte, as políticas culturais se desenvolvam em todo o estado da Bahia", afirmou o secretário.
Monteiro disse ainda que, a partir da próxima semana, vai cumprir uma agenda de conversa com representantes dos diversos setores, chamando os interessados para um diálogo 'amplo, democrático, como a gente deseja fazer uma gestão'.
Ele citou ainda o planejamento do Governo do Estado para o ano do bicentenário da Independência da Bahia, comemorado no dia 2 de Julho.
"Eu não posso antecipar ainda, pois dependo da validação do governador, mas ele também me fez essa encomenda ainda na transição, de que a gente pensasse uma ação para o ano. Essa celebração dos 200 anos não só focada no Dois de Julho, mas uma celebração ao longo do ano todo. Que essa história seja contada, seja marcada nos lugares onde ela aconteceu. Que em Cachoeira, Santo Amaro, Salvador e Itaparica haja um marco de celebração e de memória da independência da Bahia, que é a verdadeira independência do Brasil", concluiu Monteiro.
Presente no evento o cantor e compositor Caetano Veloso disse "ele trabalhou comigo. Foi muito bem. Trabalhava muito". O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues chegou ao TCA para acompanhar a posse de Bruno, acompanhado da Ministra da Cultura Margareth Menezes. João Jorge, presidente do Bloco Afro Olodum e da Fundação Cultural Palmares também esteve presente na cerimônia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes