APÓS NOMEAÇÃO ANTECIPADA
CCJ da Alba aprova nome de Ronaldo Sant’Anna para conselheiro do TCM
Indicação do governador Jerônimo Rodrigues agora vai ao Plenário da Casa
Por Da Redação
Com sete votos pela aprovação, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) referendou, após sabatina, o nome do auditor fiscal Ronaldo Nascimento de Sant’Anna para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
A indicação foi aprovada na manhã da terça-feira, 9, por unanimidade, no colegiado, presidido pela deputada Maria del Carmen (PT), seguindo o parecer favorável do relator, deputado Vitor Bonfim (PV).
“Está plenamente em acordo com as disposições do parágrafo primeiro do referido Artigo 94 da Carta estadual no que diz respeito aos requisitos para a investidura no cargo, como idoneidade moral,reputação ilibada e conhecimentos técnicos exigidos. Ante a tais considerações, e, uma vez cumpridos os mandamentos constitucionais e regimentais, opino favoravelmente pela aprovação do nome do auditor Ronaldo Nascimento de Sant’Anna”, afirmou o relator.
O nome de Ronaldo Sant’Anna foi um dos que compuseram a lista tríplice encaminhada pelo TCM ao governador Jerônimo Rodrigues, obedecendo o critério da “antiguidade” estabelecido pelo ordenamento jurídico.
Em pronunciamento, Ronaldo Sant’Anna destacou sua experiência e elencou as prioridades de seu trabalho no Tribunal de Contas dos Municípios, caso seja aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa.
“O meu pensamento é o de levar para o Tribunal de Contas dos Municípios uma performance de prevenção de forma majoritária, e não somente de repressão. Quero exercer a função pedagógica e orientativa para os jurisdicionados, separando os casos envolvendo erros dos que envolvem fraude. Nós sabemos que a ampla maioria dos gestores públicos desejam acertar, são probos, são honestos, mas que, querendo acertar, estão sujeitos a cometer erros”, afirmou.
Agora, com a aprovação na CCJ, o nome de Sant’Anna passará por apreciação do plenário da Assembleia Legislativa, em votação secreta. Caso seja aprovado, Ronaldo Sant’Anna terá 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para ser empossado em uma sessão solene da Corte.
Polêmica
Ronaldo havia sido nomeado pelo governador, em publciação do Diário Oficial do Estado (DOE), antes mesmo de seguir o rito tramitual na Assembleia, como sabatina na CCJ e votação em Plenário. Após a repercussão, e retratação do governador, alegando um "equívoco" na nomeação, a publicação foi anulada.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes