BAHIA
CEO da AtlasIntel avalia panorama das eleições 2026 na Bahia
Andrei Roman aponta que influência observada pela esfera nacional na disputa pelo governo em 2022 não irá se repetir
Por Cassio Moreira e Lula Bonfim

Em visita ao Grupo A TARDE na tarde desta quarta-feira, 2, o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, fez uma avaliação do cenário político brasileiro e baiano visando as eleições de 2026. De acordo com o empresário, a influência que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve na disputa para o governo da Bahia em 2022 não se repetirá com a mesma força no próximo ano, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deverá enfrentar novamente o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil).
"O que será importante para a disputa aqui na Bahia é o contexto dos candidatos a governador que vão se colocar. A popularidade de Lula, de certa forma, pode impactar, mas as pessoas vão votar por um candidato: o governador atual ou uma liderança política expressiva, que é ACM Neto", avaliou Roman.
Segundo o CEO da AtlasIntel, único instituto de pesquisa a acertar o resultado eleitoral do primeiro turno na Bahia em 2022, a associação com Lula e com os ex-governador Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) eram necessárias para Jerônimo porque ele ainda não era conhecido do eleitorado. Agora que já encaminha a reta final do seu mandato, o governador será avaliado individualmente pelo eleitor.
"O principal fator da próxima eleição aqui na Bahia não vai ser Lula, como foi da última vez, porque os candidatos, ao contrário da última eleição, já são bastante conhecidos. Na última eleição, Jerônimo era o projeto de continuidade de forma mais abstrata. Ele era o candidato do Lula, do Jaques [Wagner], do Rui [Costa], do PT. Agora vai ser Jerônimo sendo o candidato que vai defender a continuidade de Jerônimo”, explicou Roman.
Leia Também:
“Não é necessariamente a popularidade do presidente Lula, nem alta, nem baixa, que vai definir as chances de reeleição do governador. Vai ser a trajetória, as realizações e percepção que as pessoas têm sobre o próprio governador. Isso é uma diferença bastante grande com relação ao ciclo anterior [2022]”, acrescentou o CEO da AtlasIntel.
Ainda conforme avaliação feita por Roman, o desempenho do PT na Bahia deverá ser decisivo para Lula em uma provável disputa pela reeleição. Roman acredita que o estado foi o garantidor da vitória lulista em 2022. Caso o cenário baiano mude para 2026, com uma queda no desempenho do presidente da República, a candidatura petista poderá ser prejudicada.
“A Bahia é um estado muito importante na conjuntura política atual do Brasil. Basicamente, foi o estado que entregou a vitória para o presidente Lula na última eleição, no meu entendimento. Então qualquer tipo de mudança, em termos de padrões de comportamento político, de intenção de voto, não apenas na corrida para governador, mas na corrida para presidente nas próximas eleições, terá uma reverberação nacional e talvez definirá o desfecho da próxima eleição à presidência”, previu Roman.

Atlas/A Tarde
Questionado sobre a continuidade da parceria de sucesso entre o AtlasIntel e o Grupo A TARDE, iniciada em 2022, Andrei Roman demonstrou confiança de que as empresas estarão juntas novamente no próximo processo eleitoral.
“Em 2022, foi a primeira vez que uma pesquisa eleitoral acertou uma eleição para governador da Bahia na história. Nunca antes uma pesquisa acertou o primeiro turno da eleição dentro da margem de erro. Foi histórico, nesse sentido de mostrar que dá para você ter confiança numa pesquisa eleitoral na Bahia, porque as pesquisas melhoraram ao ponto de conseguir antecipar o resultado”, vibrou Roman.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes