Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Com mensagem de Jerônimo, Alba reabre os trabalhos para 2024

Ano começa quente no legislativo com boicote da oposição à solenidade institucional

Por Fernando Valverde e Lula Bonfim

01/02/2024 - 18:33 h | Atualizada em 01/02/2024 - 21:01
Imagem ilustrativa da imagem Com mensagem de Jerônimo, Alba reabre os trabalhos para 2024
-

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retomou os trabalhos na tarde desta quinta-feira, 1º, em solenidade que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Com mais um ano eleitoral à espreita, o clima entre oposição e situação já começou quente com a decisão da bancada de oposição de não comparecer para a leitura da mensagem do governador, como forma de protesto contra, segundo alegado pelo líder oposicionista, o deputado Alan Sanches (União Brasil), o não pagamento de emendas impositivas em 2023.

Em conversa com a imprensa na prévia do seu discurso, Jerônimo afirmou que a situação é um "desrespeito" sobretudo por não ser uma agenda sua e sim do Legislativo e que preza pela relação institucional entre os poderes políticos.

"Hoje é uma agenda institucional que preza pela relação entre Legislativo e Executivo. Então, não temos motivo nenhum para não aparecer. Continuarei respeitando e o dinheiro que eu tinha, fiz o que eu pude fazer. Distribui tratores, entregas, muitas vezes a oposição recebeu mais, então eu vim hoje com o espiríto aberto para receber minha mensagem, dialogar com vocês e com a Assembleia sobre o que fizemos em 2023 e o que queremos para 2024", afirmou.

O presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD), minimizou a polêmica, afirmou que se trata de uma decisão "democrática" e que confia na boa relação entre os pares em busca da melhoria da vida da população baiana.

"O que importa, e eu tenho a certeza absoluta como foi nos últimos anos, é a busca por projetos que contemplem e melhorem a vida dos 15 milhões de baianos que vivem no estado da Bahia. Não tenho dúvida nenhuma de que mesmo com os discursos fortes e as obstruções, oposição e situação estarão juntos para aprovar esses projetos.

Governador esteve presente na ALBA para leitura de sua mensagem
Governador esteve presente na ALBA para leitura de sua mensagem | Foto: Lula Bonfim | AG. A TARDE

Em seu discurso, Jerônimo ressaltou o "reestabelecimento do diálogo" entre o Governo Federal, agora sob o comando de Lula (PT), e a Bahia. De acordo com ele, a "forte parceria" movimentou, no primeiro ano, investimentos de R$67,1 bilhões, dos quais R$65,9 bilhões já foram injetados na economia baiana.

"É um ato de democracia o Executivo vir à Assembleia para dialogar com outro poder, apresentar um balanço do ano anterior, falar sobre os planos para o ano que começou. Além disso, é um rito desta Casa ouvir a mensagem do Executivo ao iniciar os trabalhos”, afirmou. Ele também reforçou o trabalho conjunto com os parlamentares, independente da corrente política, para o desenvolvimento do estado nas mais diversas áreas", pontuou.

Jerônimo voltou a posicionar o "combate contra a fome" como a tarefa mais importante da sua gestão e agradeceu à Assembleia pela implantação do programa Bahia Sem Fome.

"Instituído por lei estadual como estratégia para assegurar o Direito Humano à alimentação adequada, através de uma rede de equipamentos integrados para o Combate à Fome. essa é a tradução mais concreta da palavra democracia, de modo que não podemos descansar enquanto uma única baiana ou baiano estiver sem acesso à alimentação adequada para si e sua família".

O governador fez ainda menção à importantes projetos como a vinda da BYD para a Bahia e as obras estaduais inseridas no PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. O discurso na íntegra pode ser lido abaixo.

Download
756.48kb

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA